Economia

Saiba como utilizar da melhor forma o seu 13º salário

Vale ficar atento e não sair gastando tudo durante as comemorações de fim de ano

Segunda - 14/11/2016 às 19:11



Foto: Reprodução .
.

O fim de ano já bate à porta e com ele o esperado 13º salário. Mas, cuidado! Se você bobear, o dinheirinho extra "desaparece" num piscar de olhos, principalmente se levarmos em consideração que, neste período, os gastos costumam ser bem maiores do que os registrados nos meses anteriores.

Por isso, vale a pena prestar atenção em algumas dicas dadas pela colunista Marcia Dessen, do G1, que é planejadora financeira pessoal.

A primeira delas vai para aqueles que não têm dívidas. Vale ficar atento e, exatamente por não ter contas a pagar, sair torrando toda a grana com presentes e compras de Natal. É importante ter consciência de que, no início do ano, as faturas dos cartões de crédito são implacáveis, graças às comemorações com a família, amigos e colegas de trabalho, em dezembro, sem contas o IPVA, o IPTU e as matrículas escolares, no caso de quem tem filhos.

A segunda dica vai para os que optaram por trabalhar por conta própria e, sendo assim, não recebem um salário extra. Se é assim, que tal poupar 10% do salário por dez meses, de fevereiro a novembro? Assim, no fim do ano, você terá acumulado seu próprio 13º.

Terceira dica: pense duas vezes antes de antecipar, junto ao seu banco, o 13º salário. Embora a taxa de juros seja menor do que a cobrada no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial, ainda é alta e levará embora uma boa fatia do seu dinheiro. A exceção é se você precisa quitar uma dívida mais cara. Nesse caso, você pode tentar um abatimento com o seu credor e sair na vantagem.

A quarta dica é para quem está endividado. Vale juntar toda a papelada e saber o tamanho da sua dívida, para quem e qual a taxa de juros de cada dívida. Aproveite que os números estão todos na sua frente e pense no que faria diferente se tivesse outra chance. Você pode fazer diferente e melhor em 2017. Além disso, negocie muito com o credor para tentar conseguir uma boa redução no saldo devedor. Afinal, ele terá um problema a menos se conseguir tirar você da lista de inadimplentes.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: