Economia

SAFRA

Produção de castanha de caju tem expectativa de crescimento de 40% no Piauí

Esse incremento se consolidará, caso se mantenha as condições climáticas favoráveis e não haja ocorrências de pragas

Da Redação

Quinta - 14/03/2024 às 15:16



Foto: Divulgação Castanha de Caju
Castanha de Caju

A safra de castanha de caju no Piauí pode registrar crescimento de 40% em 2024. As previsões constam em levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta quarta-feira (13). Conforme pesquisa, a produção pode atingir 29,4 mil toneladas. Em 2023 a colheita foi 20,9 mil toneladas. 

Esse incremento esperado na produção se consolidará na colheita no segundo semestre , caso se mantenha as condições climáticas favoráveis e não haja ocorrências de pragas.

Se a produção for confirmada, essa será a segunda maior produção na série histórica do produto desde 2011, quando atingiu-se 45,7 mil toneladas. Em 2011, o Piauí tinha cerca de 171 mil hectares plantados de caju, agora os produtores informam que a área plantada não ultrapassa 76 mil hectares. Segundo Pedro Andrade, essa redução na área de plantio de caju se deve ao envelhecimento dos pomares sem a devida reposição de mudas.

Dentre as demais culturas permanentes no estado, a produção de banana também recebeu destaque. A previsão para 2024 aponta uma safra de 49,9 mil toneladas, com uma redução de cerca de 5 mil toneladas (-10,17%) em relação ao ano anterior. Pedro Andrade avalia que essa redução ocorre por conta de produtores que tinham atividades em perímetros irrigados e desistiram do cultivo.

Entre culturas temporárias de longa duração no Piauí, a mandioca destinada à industrialização, tem uma expectativa de produção da ordem de 534,8 mil toneladas, com um aumento na produção de cerca de 45 mil toneladas (+9,24%) em relação ao ano anterior.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: