Economia

ENERGIA RENOVÁVEL

Primeiro parque híbrido solar e eólico do Brasil será construído no Piauí

A cidade de Curral Novo do Piauí irá receber a instalação da nova usina solar

Alinny Maria

Domingo - 23/05/2021 às 09:38



Foto: Votorantim Energia Imagem ilustrativa/Energia solar e eólica
Imagem ilustrativa/Energia solar e eólica

A joint venture VTRM, formada pela Votorantim Energia e CPP Investments, vai construir no Piauí o primeiro parque híbrido, solar e eólico do Brasil. Serão R$ 189,98 milhões investidos para a construção do parque, que será instalado na cidade de Curral Novo do Piauí.

O projeto piloto foi aprovado recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e combina a complementaridade entre as fontes para geração de energia para melhor aproveitamento energético.

A estrutura da nova usina solar terá capacidade inicial para gerar 68,7 MW (85,2 MWp) e será instalada em um terreno ao lado do já existente parque Ventos do Piauí I, que tem capacidade instalada de 205,9 MW, com uma subestação de transmissão compartilhada.

A energia do projeto solar irá complementar a produção do projeto eólico cuja geração é mais intensa no período noturno. A operação está prevista para o início de 2023 e terá uma capacidade instalada total de 274,6 MW destinada ao mercado livre.

“Desde 2017, investimos em estudos relacionados a projetos híbridos para avaliar a viabilidade e as vantagens da combinação das fontes solar e eólica, contribuindo com os avanços da regulação para uma iniciativa como esta”, diz Fabio Zanfelice, presidente da Votorantim Energia.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: