Economia

DÍVIDAS

Piauí tem menor taxa de endividamento do país, revela Serasa

Com uma taxa de 34,1%, o Estado se posiciona abaixo da média nacional, que registra 43,9% de endividados

Da Redação

Sexta - 24/11/2023 às 15:20



Foto: Foto: Reprodução Dívidas públicas
Dívidas públicas

O Piauí desponta como o estado brasileiro com a menor taxa de cidadãos endividados, de acordo com o Mapa da Inadimplência divulgado pelo Serasa. Com uma taxa de 34,1%, o Estado se posiciona abaixo da média nacional, que registra 43,9% de endividados.

Em contraste, o Ceará figura como o estado do Nordeste com a maior taxa de inadimplência, atingindo 45,99% de sua população, conforme os dados do Serasa.

A redução no número de endividados no Piauí é atribuída diretamente à crescente busca por negociação de dívidas. Os registros do Serasa indicam que, somente até outubro deste ano, mais de 33 mil acordos foram estabelecidos entre devedores e credores no Estado.

Dívidas

O Mapa da Inadimplência também aponta que as maiores dívidas estão relacionadas a bancos, especialmente cartões de crédito, representando 29,19% do total de dívidas registradas no banco de dados do Serasa. Em seguida, aparecem as pendências com contas básicas, como água, luz e gás (23,53%), seguidas por dívidas com entes financeiros (16,26%) e, por último, as dívidas relacionadas ao varejo, totalizando 11,14% do montante.

Ao analisar o perfil dos inadimplentes no Brasil, constata-se que a maioria é composta por mulheres, representando 50,4% do total, enquanto os homens correspondem a 49,6% dos endividados. Quanto à faixa etária mais endividada, os dados apontam que o grupo de 41 a 60 anos é o mais expressivo, totalizando 34,9% dos inadimplentes no país, seguido pelo grupo de 26 a 40 anos, que corresponde a 34,5% das pendências.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: