Economia

CONSTRUÇÃO CIVIL

Mercado imobiliário do Piauí dá sinais de melhoria e prevê crescimento em 2020

A prévia do PIB traz indicativos de novos investimentos de incorporadoras e construtoras

Alinny Maria

Sexta - 27/12/2019 às 10:58



Foto: Arquivo/Kyara Nayana Empreendimento que será entregue em breve em Teresina
Empreendimento que será entregue em breve em Teresina

A crise econômica que afetou o Brasil nos últimos anos atingiu todas as áreas e, neste ano, mesmo que timidamente, o mercado imobiliário começa a apresentar sinais de melhorias. O terceiro trimestre de 2019 apresentou um aumento  de 15,4% nas vendas de imóveis. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de quase 5 mil unidades. O dado é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e traz também a ‘prévia do PIB’ nacional com crescimento de 1,2% neste ano.

Em comparação ao mesmo trimestre de 2018, a indústria da construção civil obteve um crescimento de 1,3% até setembro de 2019. Isto significa a geração de 96,5 mil vagas de emprego no setor, ou seja, quase 20% do total criado no período.

Para Francisco Reinaldo, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), os números são animadores e demonstram a reação da economia do país. "São informações relevantes onde temos uma amostragem real do mercado imobiliário, como ele está se comportando. Essas informações explicam que as vendas efetivamente melhoraram e estamos criando uma expectativa positiva para o próximo trimestre que deverá manter esse nível de melhorias de vendas", declara.

A corretora de imóveis Kyara Nayana, Creci-PI 2473, não sentiu melhoria nas vendas nos últimos meses do ano, mas para ela as expectativas são as melhores para 2020. Kyara avaliou as vendas de 2019 e, de modo geral, ela considerou o ano encantador para seus negócios. Para esquentar as vendas, a corretora de imóveis usou estratégias para atrair os clientes.

Kyara trabalha em uma famosa construtora, que está prestes a entregar a seus clientes as chaves do seu primeiro empreendimento no Piauí. A construtora já lançou o segundo empreendimento e Kyara costuma ir no local das obras para gravar vídeos e chamar os novos clientes para conhecer de perto o condomínio. Os vídeos atrativos também são gravados diretamente do apartamento decorado. Com o poder dos vídeos, o cliente sente o desejo de conhecer o imóvel. Kyara filma tudo de maneira detalhada e quando o cliente vai visitar a unidade, já vai com o pensamento certo de que irá comprá-la.Kyara filmando na unidade decorada da construtora / Foto: Arquivo Pessoal

"Aprendi muito e procurei ser clara nas negociações.  Acho  que este é um ponto estratégico nas minhas negociações, deixar tudo em pratos limpos. Assim o cliente fica  seguro e sempre sempre vai lembrar daquela corretora que o ajudou na realização da aquisição do 1° imóvel. É se colocar no lugar do cliente, aborda-ló  conquistando, conhecê-los, encantar na apresentação do empreendimento,  lidar com as objeções, relacionar-se ao longo prazo isso faz eu ter um bom início de cartela de clientes", comenta Kyara.

Por fim, a corretora de imóveis diz que ama a profissão. "O principal é amar o que faz. Tudo feito com amor no final termina bem. Só tenho a agradecer este ano de 2019 que está encerrando. As expectativas para 2020 é bombar nas negociações, realizar bastantes sonhos. Já pode vir 2020", diz entusiasmada Kyara Nayana.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: