Economia

FECHAR

Encerrar ou vender um negócio em operação? 5 dicas para ajudar na tomada de decisão

O empresário pode decidir se quer alienar totalmente a empresa, passar o ponto ou simplesmente vender ativos.

Redação

Quarta - 09/12/2020 às 19:04



Foto: Divulgação Vendas de empresa
Vendas de empresa

A crise sanitária mundial que estamos passando, que desencadeou em uma crise econômica, tem dificultado a vida de muitos empresários que estão vendo seus negócios não irem bem. Para esses casos, a primeira hipótese normalmente considerada é a de simplesmente encerrar o negócio, mas o processo não é tão simples se a companhia estiver endividada e precisar de recursos para pagar fornecedores e funcionários. Assim, a venda de empresas costuma ser uma alternativa.

O empresário pode decidir se quer alienar totalmente a empresa, passar o ponto ou simplesmente vender ativos. Ele tem a opção de sair do negócio e ainda obter uma certa quantia, ou apenas conseguir pagar as dívidas da empresa, evitando o pedido de falência. 

O primeiro passo para tomar essa decisão é avaliar como está a saúde do seu negócio para ver se você quer ou não dar continuidade a ele. Nesse caso, alguns pontos cruciais que podem ser um sinal de alerta para sua empresa são:

  • Dívidas trabalhistas

  • Dívida com fornecedores ou bancos 

  • Dívida tributária

  • Aluguel em atraso

  • Dificuldade em obter lucro ou manter o caixa

  • Baixa remuneração dos sócios

Se alguns (ou todos) desses itens estiverem na lista do cenário atual da sua companhia, o melhor a se fazer é, de fato, reavaliar a sua continuidade. Para saber ainda se vale a pena dar continuidade na sua empresa calcule uma taxa de retorno esperada e avalie se o que a empresa remunera é o suficiente para que você se mantenha nela.

Mas como saber qual a melhor alternativa para o meu negócio no momento? Colocamos aqui alguns pontos que você deve avaliar antes tomar sua decisão:

  1. Encerramento seguro

Para que o encerramento de uma empresa seja seguro, é preciso fazê-lo formalmente junto aos órgãos públicos. O que acaba dando mais trabalho para empresas de pequeno porte, pela quantidade de documentação solicitada. Ainda assim, se você quiser manter seu nome livre de quaisquer questionamentos posteriores, esse é o melhor caminho.

  1. Alternativas

Fechar a empresa sem buscar alternativas nem sempre é a melhor saída em termos financeiros. Hoje é muito comum ter no mercado empresas e investidores especializados em recuperação de ativos e de companhias. Nesse caso, vale a pena negociar e ver se é possível obter um valor justo ao seu negócio por meio da venda de empresa antes de decretar falência, passando a bola para alguém que está disposto a tentar reerguê-la e assumir os encargos.

  1. Encontrar um comprador 

Se sua decisão for por, de fato, vender a empresa, é preciso buscar um comprador idôneo, que tenha um patrimônio ou garantias de que vai se responsabilizar por todas as dívidas. Ainda assim, saiba que o valor da empresa provavelmente será simbólico ou bem abaixo do valor de mercado, já que junto com os ativos você estará repassando, também, as pendências da companhia.

  1. Retorno sobre investimento

A venda da empresa é uma boa saída para quem investiu no negócio, mas não deseja continuar nele. Assim, é possível sair com retorno sobre investimento feito. Se a empresa estiver endividada, a alienação ajudará a arrecadar dinheiro para pagar as dívidas e honrar seus compromissos antes de sair do negócio. 

  1. Novas oportunidades 

Ao encerrar a empresa, você pode estar fechando também as portas para novas oportunidades, pois todo o investimento feito naquele negócio será ali finalizado. Se você tiver a intenção de tentar reerguer seu negócio, é mais interessante buscar ajuda e recursos para dar novas oportunidades ao que já foi construído até então.

Assim, se a empresa tiver um bom nome, marca ou produtos em potencial, novos sócios e a chance de se reerguer são maiores por meio de uma injeção de capital. Em todo caso, a  venda de empresas é mais fácil se você tiver apurado toda a sua situação financeira e contábil. Uma assessoria financeira pode auxiliar em todo o procedimento para a venda.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: