Economia

CORECON-PI

Economistas do Piauí irão eleger dirigentes do Conselho Regional; votação começa amanhã

A eleição para conselheiros efetivos e suplentes do Corecon-PI será definida em chapa única

Alinny Maria

Terça - 26/10/2021 às 17:00



Foto: Divulgação Eleições dos Conselhos Regionais de Economia
Eleições dos Conselhos Regionais de Economia

As eleições para renovação de um terço dos Conselheiros Efetivos e Suplentes do Conselho Regional de Economia do Piauí (Corecon-PI) começam nesta quarta-feira (27), às 8h. Os economistas registrados no Corecon(PI) e que estejam adimplentes com as anuidades e débitos irão eleger os novos conselheiros exclusivamente por meio do site www.votaeconomista.org.br, devido a pandemia da Covid-19.

 Na oportunidade, também serão eleitos um delegado-eleitor efetivo e um suplente para eleger os novos conselheiros federais. A votação segue até às 20h do dia 29 de outubro. Os eleitos irão assumir o mandato nos anos de 2022, 2023 e 2024. 

Chapa única

A nova eleição para conselheiros efetivos e suplentes do Corecon-PI será definida em chapa única. A chapa denominada "Economista Valorizados" é composta da seguinte maneira:

Candidatos a Conselheiros Regionais Efetivos:

CLARISSA FLÁVIA SANTOS ARAÚJO 

JORDÂNIA MARIA QUEIROZ SALES 

REBECA MARIA NEPOMUCENO LIMA 

Candidatos a Conselheiros Regionais Suplentes

DORGILAN RODRIGUES DA CRUZ 

FERNANDO BATISTA GALVÃO DE BARROS

FRANCISCO JOSE DE SOUSA

Candidato a Delegado Eleitor Efetivo ao Colégio Eleitoral do COFECON

TERESINHA DE JESUS FERREIRA DA SILVA

Candidato a Delegado Eleitor Suplente ao Colégio Eleitoral da COFECON

DORGILAN RODRIGUES DA CRUZ 

Votação

Os economistas que se cadastraram no site www.votaeconomista.org.br poderão votar a partir das 8h desta quarta-feira (27). Basta acessar o site indicado e clicar no ícone  “Vote aqui”, que será direcionado ao ambiente de votação. 

O processo eleitoral é verificado por auditores externos a fim de assegurar a transparência e a confiabilidade de todas as etapas. A plataforma eleitoral é fornecida pela empresa Beehive e a auditoria é realizada pela Security Labs Intelligent Research.

Eleições anuais

Os mandatos de conselheiro no Conselho Federal e nos Conselhos Regionais de Economia são de três anos (sendo permitida uma reeleição) – mas não são coincidentes. Isso faz com que a cada ano um terço dos conselheiros tenha seu mandato encerrado, proporcionando uma renovação constante no quadro de conselheiros. Por esta razão, todos os anos há eleições no Sistema Cofecon/Corecons.

Em outubro são eleitos os conselheiros regionais, pelo voto direto dos economistas. Eles são organizados em chapas, contendo uma quantidade de conselheiros regionais efetivos (de acordo com o número de conselheiros cujo mandato está terminando) e o mesmo número de suplentes.

Cada chapa contém também um delegado-eleitor efetivo e suplente. Eles formarão o colégio eleitoral que elegerá os novos conselheiros federais, no evento denominado de Assembleia de Delegados-Eleitores. Cada delegado tem direito a um número de votos proporcional aos economistas registrados e adimplentes no respectivo Conselho Regional de Economia. Uma vez que o plenário do Cofecon possui 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, a cada ano são eleitos seis novos conselheiros efetivos e seis suplentes.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: