Economia

PESQUISA

70% dos municípios do Piauí estão entre os 1% de menor PIB do Brasil

mais de 90% dos municípios do Piauí têm na Administração, Defesa, Educação e Saúde públicas e Seguridade Social, a principal atividade econômica

Cintia Lucas

Quarta - 16/12/2020 às 14:06



Foto: Divulgação Municípios com o menor PIB do Piauí
Municípios com o menor PIB do Piauí

O estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta terça-feira, 16, mostra que em 2018, um total de 1.346 municípios do Brasil detinham 1% do total do PIB do país e 3,1% da população. Nesse contingente, o Piauí se destacou como o Estado com a maior quantidade de municípios, cerca de 70% deles, o equivalente a 156 municípios. Na sequência, em destaque, vem a Paraíba, com 134 municípios, o Rio Grande do Norte, com 79 municípios, e Tocantins, com 69 municípios.

Segundo a analista econômica da equipe do PIB da secretaria estadual de Planejamento (SEPLAN), Amanda Alves Dias, mais de 90% dos municípios do Piauí têm na Administração, Defesa, Educação e Saúde públicas e Seguridade Social, a principal atividade econômica.

“Há uma dependência da administração pública. As outras atividades não têm expressividade econômica na agropecuária, indústria e serviços. É preciso que haja mais investimentos em outros setores da economia. O objetivo deste estudo é dar um direcionamento para a necessidade de políticas públicas para a melhoria dessa situação”, disse Amanda Alves ao Piauí Hoje.

Esse mesmo percentual de participação também é verificado nos municípios do Acre, Roraima, Amapá, Paraíba e Distrito Federal. Contudo, aquela atividade econômica é a principal em 49,2% dos municípios do país, o equivalente a 2.739 cidades. No estado de São Paulo, a Administração Pública só é a atividade mais importante para cerca de 9,6% dos municípios.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: