Educação

E. M. Padre Ângelo Imperialli tem Dia da Alfabetização com leitura e diversão

Escola já desenvolve o projeto “Todo dia é dia de ler”, estimulando a leitura diária

Sexta - 02/12/2016 às 20:12



Foto: Ascom “Todo dia é dia de ler”
“Todo dia é dia de ler”

O pátio da Escola Municipal Padre Ângelo Imperialli foi todo ornamentado para o Dia da Alfabetização, comemorado hoje (2), com canto da leitura, canto de jogos, sala de cinema e até teatro de fantoches. As turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental seguiram uma programação organizada para aproveitar cada espaço de forma única.

A escola desenvolve o projeto “Todo dia é dia de ler”, que estimula a leitura diária em sala de aula e em casa. Para o Dia da Alfabetização, uma proposta da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) para a socialização das ações, as professoras reuniram as atividades do projeto com os gêneros preferidos pelas crianças.

“A leitura deve ser trabalhada continuamente, para que a criança perceba que assim conhece o mundo, desenvolve seu vocabulário e amplia seus conhecimentos. Nossa escola prioriza muito isso, a leitura desde pequenos”, destaca a pedagoga Vilma Lima. Segundo ela, as produções feitas pelos alunos são arquivadas para a avaliação da evolução de cada um. “Já percebemos o quanto cresceram em um ano. Textos totalmente diferentes. Ficamos felizes em ver que o trabalho vem trazendo ótimos resultados”, afirma.

Um desses resultados positivos é o livro “Nossas primeiras histórias”, produzido pela turma do 3º ano. Orgulhosa de participar da criação da obra, contribuindo com diversos textos, a aluna Ana Karine conta que gostou da ideia de mostrar para toda a escola o livro produzido junto com os colegas. “Gosto de ler e escrever, então foi muito legal fazer o livro. Esse dia na escola foi mágico”, concluiu.

Vestida da personagem infantil Branca de Neve, a professora Camila Rodrigues conduziu uma peça teatral estrelada pelos alunos. A ideia é despertar o desejo da leitura nas crianças a partir dos seus contos preferidos. “Ter esse dia de socialização dá mais força para continuar o projeto de leitura, pois percebemos que as crianças estão totalmente envolvidas”, conclui.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: