Especiais

DPE-PI realiza reuniões para implantação do Plantão Psicológico

Encontro reuniu integrantes do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania

Segunda, 05/09/2016 às 14:09



A Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza, desde a segunda quinzena do mês de agosto, a instalação do Plantão Psicológico, um diferencial para os assistidos pela Instituição. A instalação do Plantão acontece de forma gradativa, com as psicólogas e os estudantes de psicologia envolvidos conhecendo inicialmente os setores da DPE-PI, para que possam se familiarizar com a dinâmica de trabalho da Instituição. Nesta perspectiva, os profissionais do Plantão Psicológico e os integrantes do Núcleo Especializado de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania - NUSCC, que é coordenado pela defensora pública Débora Cunha Vieira Cardoso, reuniram-se para discutir a atuação do núcleo.

"Conversamos muito sobre como vamos trabalhar conjuntamente as demandas. Como eles receberão nossos assistidos e como vamos fazer esse encaminhamento. De nossa parte, expusemos para as psicólogas e estudantes de psicologia que atuarão no Plantão, como funciona o NUSCC, o que é mediação, quais os casos que nós mais recebemos e as necessidades dos assistidos.

A defensora também destacou que os dois trabalhos deverão se complementar e que o principal objetivo é lidar com as demandas dos assistidos de forma mais eficiente e menos prejudicial para o seu bem estar. "O Plantão Psicológico vai nos auxiliar naquelas questões que escapam do conhecimento técnico - jurídico, oportunizando ao assistido um espaço de escuta especializada, para que ele possa esvaziar grande parte de suas emoções e seguir mais empoderado e consciente para a sessão de mediação" diz.

"Assim, entre as providências a serem tomadas para que se inicie o trabalho conjunto foi vista a necessidade da elaboração de uma ficha de encaminhamento dos assistidos que necessitarem do Plantão, para que possam ter controle da quantidade de atendimentos e quais demandas são trazidas pelos assistidos. Também chegamos ao entendimento de que os assistidos podem ser encaminhados antes, durante ou até mesmo após as mediações, a depender da peculiaridade de cada caso", explica ainda Débora Cardoso.

O Plantão Psicológico é oriundo do Programa de Extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), denominado Clínica Contemporânea: Plantão Psicológico na Abordagem Centrada na Pessoa, coordenado conjuntamente pelas professoras Gina Quirino e Ana Rosa de Carvalho, do curso de Psicologia da Uespi. O interesse em levar o Projeto até a Defensoria Pública se deu por conta da demanda advinda o público-alvo da Instituição formado em sua maioria por pessoas em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes necessitam de um amparo psicológico para a tomada de decisões em relação aos seus processos. O Plantão Psicológico está instalado no Núcleo Central da DPE-PI, na rua Nogueira Tapety, 138, Bairro Noivos.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: