DPE-PI participa do I Simpósio de Palestras sobre o Tribunal do Júri

DPE participa simpósio Júri


 A defensora pública Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, participou na sexta-feira (13) do I Simpósio de Palestras sobre o Tribunal do Júri. O evento, que aconteceu no Auditório do Tribunal do Júri do Piauí, contou com a presença do promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Rógério Sanches Cunha.

Dentro da programação, Verônica Acioly, atuante do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência, proferiu palestra sobre a “Perspectiva de Gênero e a Lei de Feminicídio” e discorreu sobre temas como a positivação do feminicidio, igualdade de gênero, a redução da atual desigualdade entre homens e mulheres, Lei Maria da Penha, dentre outros.

A defensora pública comentou a importância da valorização e da atenção que deve ser prestada à mulher enquanto vitima de violência doméstica. “É importante dar ouvidos e atenção a mulher que é vitima de violência especialmente quando essa violência é doméstica, porque na grande maioria das vezes não existem outras testemunhas, ela é a única testemunha à favor de si mesma. O agressor está dentro de casa, é o marido, o pai ou filho”, afirmou . Verônica Acioly.

Verônica Acioly explicou ainda a diferença entre os termos “mulher em situação de violência” e “mulher vítima de violência” usados durante as discussões que envolvem violência contra as mulheres. “É necessário que a mulher entenda que ela está em situação de violência como vítima, mas que essa situação pode ser revertida. Ou seja, enquanto ela está em situação de violência pode ser ajudada e então buscar a transição da situação para que ela não se torne permanente, evitando assim, que a mulher seja apenas mais uma vítima dentro das muitas estatísticas existentes”, disse a defensora pública.

O evento aconteceu entre os dias 12 e 13 de novembro e foi realizado pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) em parceira com o Ministério Público do Estado do Piauí e o Instituto dos Advogados Piauienses (IAP).

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: