Esportes

Tite cria sistema de proteção para evitar sobrecarga em Neymar

Objetivo do treinador foi tirar a responsabilidade das costas do jogador

Segunda - 05/09/2016 às 12:09



Foto: Reprodução Neymar Júnior
Neymar Júnior

Principal nome da seleção em tempos difíceis do futebol brasileiro, Neymar sempre foi sobrecarregado na equipe nacional, sendo capitão e a referência para os demais atletas em diversos sentidos.

Na era Tite, porém, o craque ganha fôlego por conta do sistema de distribuição de lideranças criado pelo treinador. Nele, Miranda tornou-se capitão e Renato Augusto ganhou a responsabilidade de liderar a comunicação, conversando com a arbitragem e discutindo com adversários.

A Neymar, antes sobrecarregado, cabe a função de ser o líder técnico da equipe, aquele que deve servir de desafogo nos momentos difíceis. Também é ele o responsável por receber jovens promessas como Gabriel Jesus e Gabigol, tendo papel importante dentro de campo e nos vestiários, com sua personalidade descontraída e querida pelos companheiros.

Para entender melhor o perfil de Neymar, segundo a Folha de S. Paulo, Tite conversou com Dorival Júnior e Muricy Ramalho, técnicos do atleta no Santos. Também assistiu a diversos jogos do Barcelona a fim de montar o melhor esquema para o jogador, o 4-1-4-1, no qual atual aberto pela esquerda, vindo para o meio e puxando contra-ataques.

A seleção brasileira joga na próxima terça-feira contra a Colômbia, na Arena da Amazônia, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: