Geral

Morre Dom Miguel Fenelon Câmara aos 93 anos

Arcebispo emérito estava na UTI inconsciente e com os rins paralisados

Quinta - 28/06/2018 às 20:06



Foto: Reprodução Dom Miguel Fenelon Câmara
Dom Miguel Fenelon Câmara

O arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara, falceu na tarde desta quinta-feira (28) aos 93 anos. Dom Miguel estava na unidade de terapia intensiva com os rins paralisados, inconsciente e respirando com ajuda de aparelhos.

No domingo (24), o arcebispo recebeu a 'Unção dos Enfermos" no leito da UTI do Hospital de Terapia Intensiva (HTI), onde estava internado há um mês, depois de contrair uma pneumonia. O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, fez a unção do amigo, que foi arcebispo de Teresina durante 16 anos.

"Deus acolha em sua misericórdia esse seu servo que tanto cuidou dos outros nesta terra. Chegada a sua hora, Maria o apresente ao seu Divino Filho", escreveu Dom Jacinto no Instagram, após desejar o decanso para o corpo e vida eterna para o espírito de Dom Miguel, ao ungir a atesta e o peito do enfermo.

Vida de dedicação

Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1926, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde menino já queria ser padre e com apenas 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza ordenando-se ao sacerdócio aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Fez pós-graduação em Roma, cursando Ciências Sociais na Universidade Gregoriana; e na Universidade Pro Deo, fez especialização em Ação Social e Opinião Pública.

Foi padre no Ceará, atuando em paróquias do interior. Além de professor do Seminário Maior de Fortaleza, Bispo auxiliar da capital cearense e Arcebispo de Maceió. Nessas funções, dedicou a maior parte do seu tempo como homem consagrado.
Veio para Teresina em 1984, onde se tornou arcebispo metropolitano em 6 de janeiro de 1985. Ao longo de 16 anos, criou várias pastorais sociais como o primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja Católica. 

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: