Dom Inocêncio López Santamaria pode se tornar o primeiro santo do Piauí

Papa Francisco autorizou a beatificação


Missa de Instalação do Tribunal Eclesiástico para Beatificação de Dom Inocêncio

Missa de Instalação do Tribunal Eclesiástico para Beatificação de Dom Inocêncio Foto: Divulgação Arquidiocese

A instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Inocêncio López Santamaría aconteceu nessa terça-feira (20), na Igreja Catedral em São Raimundo, ao Sul do Piauí. Fiéis Católicos de todas as dioceses, paróquias e comunidades participaram da celebração.

Dom InocêncioDom InocêncioFoto: Divulgação Arquidiocese

De acordo com padre Herculano Negreiros (Ordem Mercedária), Dom Inocêncio López Santamaria pode se tornar o primeiro Santo do Estado do Piauí e o quarto do Brasil. Para o religioso, a beatificação e canonização será um reconhecimento à sua vida de santidade e entrega à evangelização, a partir de sua missão ainda na Europa, e aqui no Brasil com destaque para o Piauí.

Missa de Instalação do Tribunal Eclesiástico para Beatificação de Dom InocêncioMissa de Instalação do Tribunal Eclesiástico para Beatificação de Dom InocêncioFoto: Divulgação Arquidiocese

O Servo de Deus Dom Inocêncio López Santamaria nasceu na aldeia de Sotovellanos, na província de Burgos, comarca de Odra-Pisuerga, na Espanha, no dia 28 de dezembro no ano de 1874. O religioso ingressou na Ordem das Mercês no Convento de Conjo, em Santiago de Compostela.

MissaMissaFoto: Divulgação Arquidiocese

Com a renúncia do bispo prelado de Bom Jesus do Gurgueia aqui no Estado do Piauí, Dom Ramón Harrison Abello, foi escolhido o Padre Inocêncio López Santamaria para sucedê-lo. Ele foi sagrado em Poio, Pontevedra, como bispo prelado no dia 31 de agosto de 1930, festa do mártir mercedário, São Raimundo Nonato, nosso Padroeiro, de quem era muito devoto.

Dom Inocêncio chegou ao Brasil, através do estado do Rio de Janeiro no dia 5 de janeiro de 1931. O religioso chegou a São Raimundo Nonato, no dia 18 de janeiro do mesmo ano tomou posse no dia 22 do mesmo mês e ano. Uma característica marcante de Dom Inocêncio foi a preocupação pelo trabalho das Religiosas como complemento na educação moral e cívica do povo.

Confira abaixo a carta comunicado para a Instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Inocêncio López Santamaria, assinada pelo Padre Frei José Maria Mohomed Junior, vice-postulador, da Ordem Mercedária.

Confira a carta na íntegra:

“Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz” Ef. 4,1.

Ao recordar todos os santos e santas de nossa Ordem, queremos, irmãos mercedários, agradecer a Deus o dom da vida de um religioso mercedário como nós, que, nos consagramos, para que a alegria do mistério redentor de Jesus se fizesse presente na história da humanidade.

É do conhecimento de muitos de vós a vida de Dom Inocêncio López Santamaria, religioso mercedário, que dedicou sua vida em favor dos cativos, de modo especial no serviço a toda a Ordem, bem como, sendo Bispo Prelado no sul do Piauí.

Envio para vós uns pequenos dados biográficos para a recordação e lembrança do dom dessa vida.

Com o trabalho e o empenho da Província Mercedária do Brasil e o acordo firmado entre Padre Frei Rogério Soares e Dom João Cardoso, bispo de São Raimundo Nonato, a ordem pediu oficialmente a abertura do processo de beatificação de Dom Inocêncio López Santamaria.

Com a posse do novo Bispo de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski e tendo a Santa Sé dado o Nihil Obstat para a causa de beatificação de Dom Inocêncio, a Vice Postulação em acordo com o Bispo, comunica a todos que ficou estabelecida a data de 20 de Dezembro de 2016, para a instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Inocêncio López Santamaria.

Damos graças a Deus pela vida de seus santos e celebramos a riqueza da vida de um homem, pastor com cheiro de ovelhas.

Brasília, 06 de novembro de 2016.


 

Padre Frei Jose Maria Mohomed Junior O. de M.

Vice-Postulador

Fonte: diocesedesaoraimundo.com.br

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: