Arte e Cultura

Documentário Niède é selecionado para o Festival É Tudo Verdade

Filme participa do festival dentro da Mostra Competitiva

Sábado - 16/03/2019 às 15:03



Foto: CCOM Filme Niéde  Guidon
Filme Niéde Guidon

Os melhores documentários produzidos no Brasil e no mundo serão exibidos nas telas do É Tudo Verdade 2019 – 24º Festival Internacional de Documentários, que ocorre no período de 4 a 14 de abril, em São Paulo; e de 8 a 14 de abril, no Rio de Janeiro.

Entre os 66 filmes que constam na programação, está o documentário Niède, dirigido por Tiago Tambelli, que foi selecionado para a Mostra Competitiva do maior festival internacional de documentários da América Latina e se ganhar o festival é, automaticamente, indicado ao Oscar na categoria documentário. “Esse é o grande diferencial”, diz o fotógrafo André Pessoa.

O documentário de 2h20 mergulha na trajetória da arqueóloga brasileira, que revolucionou as teorias sobre os primeiros habitantes das Américas, e exibe sua história que desafia a “colonização do esquecimento”, vivida pelo Brasil desde a chegada dos europeus.

Niède retrata não só uma vida de descobertas, paixão e luta pela preservação das memórias distantes do continente, mas também revela o homem contemporâneo do semiárido. O Antigo e o atual, o ontem e o hoje caminham juntos neste longa que questiona se o rico e vasto material da nossa pré-história, que povoa o Parque Nacional da Serra da Capivara, idealizado por Niéde.

Niède é uma produção da B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA (Prodecine 01/2016), administrados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE e geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A distribuição fica por conta da ELO Company.

O longa foi realizado com sucesso de parceiros e apoiadores que pretendem levar a produção para festivais nacionais e internacionais, salas de cinema, TV Fechada, TV Aberta, VOD". A proposta da direção é apresentar o documentário Niède em circuito nacional, festivais e salas de cinema, inicialmente no Brasil.

As produtoras do documentário NIÈDE, B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes juntamente com a distribuidora ELO Company, traçam estratégias que revelarão o caminho que o filme irá trilhar.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: