Diretores vão monitorar escolas no Amapá com aplicativo de celular

A tecnologia permitirá que imagens de câmeras de segurança instaladas nas escolas estejam nas mãos dos educadores


Cresce o uso de celular

Cresce o uso de celular Foto: Divulgação

Diretores de mais de 100 escolas da rede estadual de ensino vão monitorar o que acontece dentro e nos arredores das unidades de ensino por meio de um aplicativo baixado no celular. A tecnologia permitirá que imagens de câmeras de segurança instaladas nas escolas estejam nas mãos dos educadores, que auxiliarão a Central de Monitoramento e o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) em caso de ocorrências.

O aplicativo foi apresentado durante encontro da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com gestores de Macapá e Santana, na tarde da última segunda (17). Os diretores terão como suporte uma central de monitoramento que transmitirá 24 horas as imagens pelo app. O aplicativo Safety Security foi disponibilizado pela empresa Ativa System Brasil, prestadora do serviço de vigilância monitorada. Uma das funções da tecnologia é o botão de pânico para emergências.

“Estamos disponibilizando esta ferramenta a custo zero para o Governo do Amapá. A partir de agora, os diretores vão acompanhar tudo que estará acontecendo no ambiente escolar, e acionar a central de monitoramento em caso de intrusões”, reforçou Antônio Ferreira de Souza, presidente da Ativa System.

O sistema será interligado ao Ciodes e ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, que poderão ser acionados via app em caso de emergências. A secretária de Educação, Goreth Sousa, avalia a nova ferramenta como mais um apoio na conservação do patrimônio público e segurança à comunidade escolar.

“Com a ferramenta instalada no celular, o diretor terá o compromisso de acessar as imagens, principalmente aos fins de semana, para saber se está tudo ocorrendo dentro da normalidade”, pontuou a secretária.

Sistema de monitoramento

Mais de 100 escolas já estão em processo de implantação do sistema de monitoramento e cerca de 80 com as imagens já monitoradas em tempo real. Houve atraso na entrega em função da falta de material no mercado local, haja vista que uma cláusula do contrato prevê a compra de equipamentos e materiais no Amapá, bem como a contratação de mão de obra, além de problemas tecnológicos com a internet.

“Nossa expectativa é estar com 100% das escolas conectadas ao sistema de vídeo monitoramento até o dia 30 de maio, um mês antes do prazo estipulado em contrato”, garantiu Ferreira.

No total, seis mil câmeras serão instaladas em todas as escolas. Em caso de furto, cada unidade escolar terá o ressarcimento de até R$ 22 mil pela empresa de vigilância, a partir do momento que estiver conectada à central. O valor é correspondente ao ressarcimento de um seguro contratado pela empresa de vigilância.

O contrato de vigilância monitorada tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Além das 134 escolas iniciais que receberão o monitoramento de câmeras, a expectativa é que até outras 100 unidades sejam beneficiadas com a tecnologia. Com informações do Portal do Governo do Amapá.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: