Diretores encerram ano com avaliações positivas sobre tablets e IAB na escola

Reunião foi no Centro de Formação Odilon Nunes


Reunião de avaliação

Reunião de avaliação Foto: Ascom

Animados com os resultados de 2016, diretores de escolas municipais de Teresina que usam o Programa IAB estiveram reunidos hoje (20) no Centro de Formação Odilon Nunes para analisarem o aprendizado dos alunos. Os gestores seguem as orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com o Instituto Alfa e Beto, com foco na alfabetização das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental.

Durante as reuniões de acompanhamento, as escolas compartilham os principais desafios e avanços das turmas. Além de apresentarem os dados de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, trocam informações sobre o Galáxia Alfa, o jogo educacional que os alunos praticam em tablets.

Na Escola Municipal Lyzandro Tito, o desempenho da turma melhorou consideravelmente a partir das estratégias do IAB. Segundo a diretora Ravena Carvalho, até os pais sentiram a diferença. “O uso dos tablets diariamente em sala de aula é algo que ajuda a alfabetização dos alunos de forma real. Convidamos os pais para entenderem como o programa funciona e o resultado foi um entusiasmo coletivo, eles mal acreditavam que seria possível um aluno de escola pública usar tablet para aprender”, comenta.

A coordenadora do IAB no município, Sanmya Ribeiro, avalia que a ferramenta digital também tem motivado as equipes escolares. A partir do aplicativo é possível diagnosticar as dificuldades específicas de cada criança no processo de alfabetização, garantindo mais eficácia nas ações. “Durante todo o ano fizemos essa avaliação em tempo real, propondo intervenções e analisando os resultados imediatamente, o que nos traz um avanço geral da Rede Municipal no processo de alfabetização. Isso é bom para os alunos, para os pais e para a escola, que vê o trabalho gerando resultados positivos”, conclui a coordenadora.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: