Direito à Saúde é discutido em Fórum de Humanização no HGV

Médico Armando Antônio De Negri Filho, doutor em Ciências pela USP, ministrou palestra sobre atenção à saúde


Fórum HGV

Fórum HGV Foto: Divulgação

No último dia do Fórum de Humanização do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o médico, Armando Antônio De Negri Filho, doutor em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo-SP ministrou a palestra sobre “ Atenção à Saúde é um direito do Cidadão”. De Negri explica que o usuário deve conhecer seus direitos para poder reivindicar uma saúde de qualidade. Na ocasião, ele ministrou uma palestra para os médicos do hospital e destacou a importância do trabalho em rede integrada para superar a crise da superlotação nos hospitais. 

Segundo De Negri, à saúde é um direito inerente ao ser humano. “E por isso, direito à saúde é um debate político.  Ele cita a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 241 como uma proposta que viola os direitos adquiridos através da Constituição de 1988. "O que está sendo proposto no Brasil é uma anulação dos direitos sociais no país. Este é um momento de debate, mas não só teórico e sim prático. Discutir direitos neste momento, é necessário abordar o momento político que estamos vivendo. Não dar para falar de humanização,  sem falar em direitos de cidadania”, destaca De Negri.

Para o médico e consultor de Organizações Sociais com amplo conhecimento no funcionamento de Sistemas de Saúde e seguridade social, Armando De Negri, explica que a construção de direitos no Brasil foi muito polêmica . "E hoje estamos correndo o risco de perder os que já garantimos. O debate deve ser no campo prático, pensando o sistema numa outra perspectiva, este momento, não deve ser entendido como um fracasso do Sistema, mas como uma etapa a ser vencida e a ser construída em outra perspectiva".

Para ele, a questão do direito é uma questão da consciência sobre eles. "Não tenho dúvida que para mudar isso, é uma questão de construir uma consciência na população sobre os direitos de cidadania. 
"Se não formos capaz de criar uma consciência ativa sobre isso, com espaço de discussão nos hospitais, nos setores sobre os direitos, não vamos conseguir evoluir", acrescenta o médico.

Na palestra para os médicos do HGV, ele abordou a importância do trabalho integrado em rede. “Em relação aos hospitais de base como o HGV, referência no Sistema de Saúde, a discussão deve ser em rede” , explica. Segundo De Negri, o grande desafio nesses hospitais, é atender as pessoas no tempo clinicamente correto. "Isso traz uma enorme diferença em termos de custos para o sistema.  Hoje o Sistema tem uma pressão não somente de volume, mas de atender em tempo adequado", destaca.

Para Armando De Negri, o HGV como hospital de base, a sua inserção no sistema acontece de forma diferente e por isso, deve ser feito um amplo debate sobre a oferta hospitalar com outras unidades. "Primeiro entender como funciona o sistema, depois entender a estrutura de outras unidades e tornar-se um hospital colaborativo, com uma linha de cuidado articulada. Ele aponta como caminho as redes assistenciais integradas. "Apostar no diálogo com outras unidades e trabalhar sistemicamente”, finaliza.

Armando de Negri Filho é doutor em ciências pela USPArmando de Negri Filho é doutor em ciências pela USPFoto: Divulgação

Fonte: Fátima Oliveira

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: