Política

Dilma avalia impeachment em reunião semanal de coordenação política

Palácio do Planalto Comissão STF Lula Dilma

Segunda - 21/03/2016 às 16:03



Foto: Wilson Dias/Agência Brasil Dilma Rousseff
Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta segunda-feira (21), no Palácio do Planalto, com dez ministros e quatro líderes governistas para avaliar o andamento do processo de impeachment na Câmara dos Deputados. Barrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, novo ministro da Casa Civil, não participou do encontro.

Na última quinta (17), a Câmara instalou a comissão especial destinada a analisar o afastamento da petista. No dia seguinte, mesmo sendo um dia em que tradicionalmente os deputados já retornaram para suas bases políticas, foi realizada uma sessão para acelerar o processo de impeachment. Dilma tem o prazo de dez sessões para apresentar sua defesa.

A comissão especial do impeachment deverá se reunir nesta segunda para definir seu plano de trabalho. No encontro, também deverão ser discutidos procedimentos que o colegiado seguirá nas próximas semanas.

Depois que Dilma apresentar sua defesa, o relator da comissão especial, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), terá cinco sessões para apresentar um parecer sobre o caso.

Uma vez votado na comissão, o processo seguirá para o plenário da Câmara. Se for aprovada a abertura do processo, o processo segue para o Senado, onde será analisado o mérito da denúncia.

Segundo a assessoria do Planalto, participaram da reunião desta segunda-feira com Dilma os ministros Edinho Silva (Comunicação Social), Jaques Wagner (chefia de gabinete), Gilberto Kassab (Cidades), Eduardo Braga (Minas e Energia), André Figueiredo (Comunicações), Antonio Carlos Rodrigues (Transportes), Marcelo Castro (Saúde), José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Carlos Vieira (interino da Integração Nacional).

Além dos integrantes do primeiro escalão, estiveram no encontro os líderes do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Senado, Humberto Costa (PT-PE), e o deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE), um dos vice-líderes do governo na Câmara.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: