Aprenda como viajar e retornar com segurança no Carnaval

Mas, quais são os fatores prioritários a se atentar? Para auxiliá-los nesta dúvida, Adriano Reginaldo, Diretor de Operações da Mondial Assistance


Carnaval

Carnaval Foto: Agência Brasil - EBC

 Chegou o Carnaval! Seja para curtir os desfiles, pular os blocos ou descansar, o feriado prolongado é sempre muito aguardado pelos brasileiros. Durante os quatro dias de descanso, muitos optam por viajar, o que eleva significativamente o tráfego nas rodovias brasileiras, sendo necessário o cuidado redobrado dos motoristas para evitar imprevistos.

Mas, quais são os fatores prioritários a se atentar? Para auxiliá-los nesta dúvida, Adriano Reginaldo, Diretor de Operações da Mondial Assistance, empresa líder em assistência 24h e seguro viagem, separou algumas dicas valiosas para garantir a chegada ao destino, seja na ida ou na volta, com tranquilidade:

Faça um check-up no veículo
A manutenção do veículo deve estar sempre em dia. Porém, ao decidir pegar a estrada, o check-up precisa ser reforçado uma semana antes, atestando as boas condições do veículo.  “Um mecânico de confiança deve checar as luzes das lanternas dianteiras e traseiras, pneus, freios, fluidos, limpadores de para-brisa, correias, bateria, sistema elétrico etc. Afinal, o pleno funcionamento dos componentes gera segurança e mantém o condutor em dia com a legislação de trânsito, evitando possíveis multas por falta de sinalização e más condições do veículo”, completa.

Fique atento às condições climáticas
Independente das condições meteorológicas favoráveis, é sempre importante se precaver para as chuvas intensas, que costumam ser recorrentes nesta época do ano. “Em caso de tempestade, se não for possível parar o carro em um lugar coberto e seguro, o recomendado é reduzir a velocidade e manter uma distância segura do carro à frente, minimizando chances de acidentes, frenagens bruscas e, até mesmo, aquaplanagem”, pontua.

Confira se o kit de emergência está em dia
Mesmo com todos os cuidados anteriores à viagem, incidentes podem acontecer – como um furo no pneu – e estar pronto para eles é a melhor solução. “Antes de embarcar no carro rumo à folia, verifique se o estepe e os equipamentos de segurança, como triângulo, chave de roda e macaco estão aptos a serem usados”, alerta.

Cuidados com a saúde
Segundo Adriano, ficar muito tempo na mesma posição, não se alimentar direito ou ingerir bebidas alcoólicas podem gerar, respectivamente, desconfortos e impactos bem negativos. “Para as viagens de longa distância, o percurso deve ter algumas pausas, que servirão para realizar uma alimentação leve, alongar o corpo e relaxar da tensão de um eventual trânsito. Bebidas alcoólicas são proibidas ao condutor pela legislação e não devem ser ingeridas devido ao risco de incidentes e acidentes individuais ou coletivos”, ressalta.

Garanta entretenimento para as crianças
Viagens longas tendem a ser cansativas para os pequenos, principalmente em trajetos longos. Por isso, Adriano recomenda que os responsáveis planejem brincadeiras e jogos simples, mas que sejam passíveis de serem aplicados dentro do carro ou um maior número de pausas, as estimulando com leves caminhadas ou interações que resultem no relaxamento por meio lúdico.

Sobre a Mondial Assistance
A Mondial Assistance é uma das marcas comerciais da Allianz Partners, empresa dedicada a garantir proteção e cuidado mundialmente, que pertence ao Grupo Allianz SE, e é líder B2B2C em soluções de assistência de seguros nas seguintes áreas de especialização: assistência global, saúde e vida internacional, automóvel e viagem. Estas soluções, que são uma combinação única de seguro, serviço e tecnologia, estão disponíveis para clientes institucionais ou através de canais diretos e digitais sob cinco marcas de renome internacional: Mondial Assistance, Allianz Assistance, Allianz Travel, Allianz Care e Allianz Automotive. Esta família global de mais de 19.000 colaboradores está presente em 78 países, fala 70 línguas e trata 54 milhões de casos por ano, protegendo clientes e funcionários em todos os continentes. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 2.000 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 12.500 prestadores de serviços que vivem para ajudar.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: