Geral

Dicas de decoração para festa infantil em casa

É possível organizar uma festa incrível, mais em conta, mesmo sendo em casa, e arrasar!
Fonte: Marketing 08 | Editor: Da Redação 10/05/2019 09:11
Dicas festa infantil Dicas festa infantilFoto: Marketing 08

Quem gosta de um ambiente mais familiar, com a intimidade necessária para realizar festas infantis no conforto de sua casa, seja no salão de festas, seja no jardim? Certamente, os proprietários de imóveis têm razões de sobra pra se encantar com as possibilidades mais variadas de uma festa infantil fora dos badalados buffets, que muitas vezes possuem filas de espera enormes por uma data e, no final da festa, acabam apresentando uma conta bem salgada para pagar.

Diante dessa realidade, festas infantis em espaços residenciais estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente por deixar o ambiente com a carinha do aniversariante, com o tema que ele escolheu e, evidentemente, com a possibilidade de produzir uma festinha inesquecível e algo importantíssimo a seu favor: baixo custo. Sim, é isso mesmo! É possível organizar uma festa incrível, mais em conta, mesmo sendo em casa, e arrasar!

Confira algumas dicas que separamos para que você possa se organizar e produzir uma linda festa para seu pequerrucho ou sua princesinha, de modo a agradar a todos os convidados e garantir a diversão da criançada!

Escolha do local

O primeiro passo para uma festa de sucesso é selecionar muito bem o lugar em que acontecerá a festa. Ao optar pelos cômodos onde o evento vai acontecer, tenha em mente que é importante organizar a festa do seu filho no maior espaço possível, especialmente pensando no público infantil. Ideias para isso não faltam: pode ser no quintal, numa sala de estar, um jardim, um terraço ou mesmo sua garagem – diversas casas para alugar possuem esses espaços.

Dependendo do horário da festa, esteja atento à iluminação. Também verifique com cuidado se o ambiente é bem arejado, se há espaço e cadeiras para todos os convidados, e especialmente, onde será a área para a mesa do parabéns.

Uma boa festa em casa deve contar com o mínimo de dez metros de área, o que pode ampliar dependendo da sua lista de convidados. Tente suavizar os ambientes para que todos os convidados permaneçam nos recintos sem circular por outros ambientes, como a cozinha – onde provavelmente estarão sendo preparados os quitutes - e os quartos, de modo a evitar sujeira pela casa. Porém, não seja rude: jamais tranque as portas para evitar a circulação; em muitos casos alguém precisa atender a algum telefonema de trabalho, uma mãe pode precisar de um espaço mais reservado para amamentar ou trocar seu bebê, dentre outras necessidades dos convidados. O ideal é que todos se sintam confortáveis e bem-vindos ao espaço.

No caso de planejar o aniversário de seu filho em prédios, especialmente os de modelos mais modernos, é importante fazer a reserva do local com antecedência, de modo a evitar perder a data planejada para outro vizinho que esteja preparando alguma comemoração no mesmo dia. Se isso ocorrer, tente negociar a troca de datas, ou então, substitua a data da sua festa. Se você não é proprietário de uma casa ou apartamento, tem filhos pequenos e está em busca de imóveis para alugar , aproveite a oportunidade para se mudar para um local que conte com algum salão de festa, espaço gourmet, churrasqueira e parquinho de diversões. Esta estrutura adicional poderá lhe ajudar a suprir uma demanda importante de gastos para realizar festas em casa, além de fornecerem itens imprescindíveis a um evento, como mesas, cadeiras, talheres, copos e louças em geral.

Organização da festa

Após ter decidido pelo local, faça uma lista de convidados. Também componha outra listagem com tudo o que é necessário para que a festa aconteça, pelo menos com antecedência de dois meses. Isto, porque se você está tomando conta de tudo, é necessário que organize cada detalhe antecipadamente, de modo a garantir a harmonia da festa. Na lista em questão, não esqueça de itens fundamentais, como: convite aos convidados (uma excelente forma de economia é fazer um convite online), tema da festa e sua decoração, encomenda ou como fará a confecção do bolo, docinhos e salgados, quais pratos quentes irá servir, que atrações haverá para as crianças, quais os descartáveis que precisará adquirir, se haverá profissional de fotografia e, especialmente para as crianças, uma lembrancinha para levar pra casa.

Para se inspirar, procure por estilos de decoração em fotos na internet, revistas e também quando frequentar festinha de amiguinhos das crianças. Converse muito com seu filho para saber qual é sua expectativa em relação à festa. Por ser o dono da festa, ele é quem deve se sentir mais realizado com a comemoração!

Outros detalhes importantes

Confira abaixo outros itens que são bastante importantes para o desenrolar de sua festa, que deixarão os convidados muito satisfeitos e lhe dará o prazer de ter se esforçado tanto pelo evento da passagem de mais um ano de vida do seu filho:

Convite – como já comentado acima, hoje em dia a versão digital é uma opção excelente de redução de custos. Se sabe utilizar bem softwares no computador, faça você mesmo. Ou, ainda, peça para um conhecido confeccionar o convite. De toda forma, se não tiver essa condição, faça você mesma! Na internet existe diversos modelos de convites virtuais, basta apenas colocar os dados da festa!

Decoração – procure caprichar na mesa do parabéns, com um bolo ao centro, docinhos e itens temáticos ao redor. Se houver possibilidade, faça um painel nos fundos, com objetos e flores que combinem com o tema para uma decoração mais harmoniosa. Também invista um pouquinho mais para fazer arranjos para as mesas dos convidados e é claro: em se tratando de festa infantil, não pode faltar balões! Estes precisam ser enchidos no dia da festa; caso contrário, podem murchar. Só gaste com toalhas e itens adicionais se houver dinheiro em caixa; senão, é um item desnecessário.

Itens descartáveis – independentemente de haver louça no local, fique atento para quem vai lavá-la após o término da festa. Se tiver possibilidade, compre uma boa quantidade de garfinhos, pratinhos e guardanapos. Em se tratando de festinha infantil, é necessário lembrar que crianças independentemente da idade se sujam com facilidade e é necessário disponibilizar guardanapos em grande quantidade aos convidados. Pense na possibilidade de comprar guardanapos coloridos já pensando no tema da festa. Contudo, itens descartáveis citados acima, dispostos em cores neutras são bem mais indicados para evitar exageros e deixar o ambiente pesado demais.

Lembrancinhas – para as crianças, este item é essencial. Ele pode ser produzido em casa mesmo ou encomendado. Lembre de fazer isso com antecedência, para evitar de não conseguir um fornecedor a tempo. Boas dicas de lembrancinhas são doces, livrinhos, porta recados, lápis de cor, copos para as crianças e itens afins. O que vale é entregar algo aos amiguinhos de acordo com o tema da festa. E sempre é divertido receber algo mais criativo – o que causa bom impacto tanto com as crianças quanto com seus pais, que foram os investidores maiores para a compra do presente da festa!

Atrações – lembre-se da premissa mais essencial de uma festa infantil em casa: ela realmente precisa ser muito divertida. E isso significa cativar a atenção das crianças. Para dias frios uma boa dicas é uma sessão de cinema, animadores com músicas infantis, utilização de sala de jogos ou disponibilizar jogos de tabuleiro, além de providenciar um local para desenhar e brincar com massinha de modelar. Para dias quentes, é divertido colocar pula-pula, recreadores infantis para fazer gincanas e, para quem tem condições, um agradável mergulho na piscina! Fique atenta: tudo precisa ser o mais confortável possível para os mini-convidados se sentirem bem e poderem brincar com o máximo de segurança e animação.

Enfim, esperamos que tenha gostado destas dicas! Use e abuse da sua criatividade, tire muitas fotos e aproveite este momento mágico ao lado de seu filho. Os registros de festas de aniversário ficam eternizados e, especialmente, marcados no coraçãozinho deles. Aproveite que acompanhou todas estas dicas e compartilhe este nosso post para que outras mamães possam organizar suas festas em casa!

Comentários