Dias pactua R$ 50 mi para obras estruturantes e Nova Algodões

Em audiência com o Ministro do Planejamento, Valdir Simão, nessa quarta-feira (30), em Brasília, o


Governador Wellington Dias tem audiência com o ministro do Planejamento.

Governador Wellington Dias tem audiência com o ministro do Planejamento. Foto: Dorothy Amaral

Em audiência com o Ministro do Planejamento, Valdir Simão, nessa quarta-feira (30), em Brasília, o governador Wellington Dias pactuou a liberação de cerca de R$ 50 milhões para investimentos em obras estruturantes no estado e a liberação de recursos para a conclusão da Barragem Nova Algodões, no município de Cocal.

De acordo com o chefe do executivo estadual, o dinheiro para os investimento são resultado de uma negociação que possibilitará ao Estado do Piauí reaver valores que haviam sido devolvido à União por problemas em convênios. "Esses valores são de convênios antigos que por diversos motivos foram inviabilizados e que, a rigor, não tinham solução. Pactuamos aqui e recebemos a garantia por parte do ministro do Planejamento que cada centavo que o Piaui devolveu será revestido em novos convênios para tocar obras já em andamento e como complemento para a concretização de obras de abastecimento de água, barragens e obras em assentamentos ", explica Wellington Dias.

Em relação à Barragem Nova Algodões, o governador solicitou ao ministro que seja dada uma atenção especial a esta obra por conta do impacto social da mesma. "A regra prioritária do Ministério é liberar os recursos para as obras que estejam em andamento, faltando no máximo 35% para a conclusão. No entanto, nesse caso deve ser levado em consideração o benefício para as cidades de Cocal, Bom Principio e Buriti do Lopes e mais ainda o impacto social para as mais de 800 famílias que viviam do cultivo agrícola na região as margens do Rio Pirangi e que necessitam da conclusão dessa obra para ter a vazante para o cultivo e também para a criação de animais. O ministro acatou o parecer do Dnocs e apresentaremos formalmente o requerimento, garantindo os recursos para a retomada das obras mesmo faltando ainda 95% para a sua conclusão", revela Wellington.

Fonte: Tamyres Rebeca

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: