Ciência & Tecnologia

Dias destaca projetos desenvolvidos por estudantes na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia

Alunos da rede pública estadual apresentaram seus projetos para o governador na Piauí Tec

Domingo - 29/10/2017 às 16:10



Foto: Francisco Leal Governador confere trabalhos feitos por estudantes
Governador confere trabalhos feitos por estudantes

O governador Wellington Dias e a secretária de Educação Rejane Dias marcaram presença, neste sábado (28), na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (PiauíTec 2017). Realizado no Parque da Cidadania. O o evento traz uma programação extensa com vários projetos científicos apresentados ao público por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional e Tecnológica das Redes Pública e Privada do estado.

Os alunos desenvolveram projetos com base no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema “A Matemática está em tudo”. Conferindo, de perto, demonstração de alunos da Escola Agrícola de Guadalupe, que desenvolveram projeto hidráulico que automatiza de forma inteligente e economia um sistema de irrigação, o governador destacou a importância da feira científica e tecnológica.

“Vimos aqui alunos que apresentam um projeto de irrigação, setor que é uma prioridade do estado, que economiza energia e garante a quantidade de água para cada planta em um horário de energia mais barato. Ou seja, são os nossos jovens estudantes, junto com nossos professores cientistas desenvolvendo tecnologias que são importantes para o desenvolvimento do Piauí”, afirmou Dias.

No primeiro dia, na solenidade de abertura, a palestra magna “A importância da Matemática na vida de hoje” foi ministrada pelo professor mestre José Nazareno Cardeal Fonteles (UFPI / Grupo CEV). Neste domingo, a palestra será “Matemática: uma ferramenta que nos auxilia no dia a dia”, com o professor doutor Afonso Norberto da Silva (Uespi/ IDB).

O evento é uma realização conjunta entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sedet). O superintendente de Ciência e Tecnologia, Tiago Carvalho, falou do compromisso da feira em familiarizar a matemática no dia-a-dia dos estudantes. “A matemática é tida como um bicho-papão mas através dos trabalhos apresentados aqui podemos perceber que a matemática está presente até nas tarefas mais simples do cotidiano”, explicou.

Presente no evento, a secretária Rejane Dias relembrou o processo de seleção dos projetos científicos nas Gerências Regionais de Educação em todo o território do Piauí. “Nós realizamos o 3º Circuito de Ciências, que foi uma etapa realizada pela Secretaria de Educação, em um momento envolvendo todas as GREs que pudesse selecionar os melhores projetos. Trabalhamos a matemática de forma concomitante com a ciência e tecnologia e hoje estamos aqui mostrando os vencedores das regionais”, explicou Rejane.

A Piauí Tec 2017 estará aberta até 18h deste domingo, no Parque da Cidadania. A entrada é gratuita.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: