Geral

Diarreia e pneumonia são as doenças que mais matam crianças no mundo.

diarreia pneumonia matam crianças mundo

Sexta - 02/10/2015 às 22:10



Um dia febre, outro dia otite, outro dia tosse... Ao longo dos dois primeiros anos de vida da criança, os pais correram à emergência de hospitais ou ao consultório do pediatra por diversas vezes. Esta rotina médica tão frequente acontece porque o sistema imunológico do bebê ainda está em formação.



“O sistema imunológico ainda imaturo deixa a criança pequena mais suscetível às doenças infecciosas”, descreve a gerente médica da unidade MIP do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.



Entre os males mais corriqueiros durante a infância e que podem levar à morte estão a pneumonia e a diarreia. Principalmente em países mais pobres, os episódios são frequentes, como afirma o relatório de 2012 da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).



De acordo com o documento, anualmente, esses distúrbios matam mais de dois milhões de crianças menores de cinco anos. “A pneumonia é uma doença infecciosa, que acomete os pulmões e pode causar dificuldade respiratória”, explica a Dra. Talita.



A diarreia é caracterizada pelo aumento do número de evacuações e redução da consistência das fezes (amolecidas), que pode durar até 14 dias. “Bactérias, vírus e parasitas são as principais causas dos episódios de diarreia na infância”, esclarece a médica.



Esses microrganismos podem estar presentes na comida ou na água ingerida. Em alguns casos, a transmissão acontece por meio do contato de mãos e objetos contaminados. “Os agentes que provocam a diarreia podem lesar e alterar o funcionamento de células intestinais, acarretando na perda de água e sais minerais”, informa a médica.



Para regenerar o tecido da mucosa intestinal, a suplementação com zinco tem sido utilizada, conforme indicação da OMS (Organização Mundial de Saúde). “O uso desse oligoelementopor10 a14 dias encurta em 25% a duração da doença e diminui a incidência de novos episódios nos dois a três meses seguintes”, diz a médica.



O zinco auxilia também na regulação da perda de líquido pela célula da mucosa intestinal. Diante disso, pode auxiliar na redução das eliminações de água e eletrólitos nas fezes. “O zinco é um importante aliado no combate à diarreia aguda”, conclui a gerente médica da unidade MIP Aché.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: