Diagnóstico mostra situação das famílias do Cinturão Verde

O Conselho Gestor do Projeto participou de reunião com técnicos da SDR


O Conselho Gestor do Projeto participou de reunião com técnicos da SDR

O Conselho Gestor do Projeto participou de reunião com técnicos da SDR Foto: Ascom SDR

Nesta sexta-feira (09), a Superintendente da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos; a Diretora de Ação comunitária, Liz Meireles; e o Diretor do PAA, Durval Gomes, se reuniram na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o Conselho Gestor e representantes das famílias que fazem parte do Projeto Cinturão Verde em Teresina.

Na pauta da reunião foram discutidos entre outros temas, as demandas dos agricultores e agricultoras relacionadas à infraestrutura, a proposta de um projeto de reestruturação produtiva das famílias e o acesso ao subsídio de energia. Também foi colocado em discussão o levantamento das necessidades de sementes e mudas e as parcerias firmadas entre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Instituições públicas para a comercialização de alimentos.

O Sr Antônio Cornélio, presidente do Conselho Gestor, disse que o encontro foi importante na medida que ele percebeu a possiblidade de melhorar a produção com novos equipamentos e parcerias.  “ Desta forma os caminhos se abrem, é bom saber que este diagnóstico apresentado sobre a nossa realidade pode mostrar o que realmente estamos precisando, que teremos a chance de tratar com o próprio secretário por meio desta intermediação quando participaram os técnicos, diretores e a superintendente”.

Patrícia Vasconcelos destacou, que este levantamento realizado após as visitas de campo realizada pelos técnicos, demostrado no diagnóstico, é fundamental para melhorar a produção do Projeto: "depois da mobilização,articulação e visitas às comunidades que pertencem ao Cinturão Verde, será possível elaborar um plano de ação mais eficaz, voltado para a aumentar a produção destas comunidades, com ações que visam a melhoria da infraestrutura e incentivo a parcerias,como a SDR já vem fazendo, promovendo rodadas de negociações na elaboração dos editais que vão viabilizar o fornecimento de produtos mais saudáveis Instiuições públicas como a UFPI,o IFPI e o Exército por meio do PAA" afirmou.

A Superintendente acrescentou ainda que as parcerias com orgãos como o Emater, Associações e Sindicatos, são  muito importantes neste processo, inclusive na Assistência Técnica que já vem sendo prestada aos agricultores e que também espera contar com o apoio da Secretaria Municipal, todos são fundamentais para avançar na produção das famílias que fazem parte do Cinturão Verde.

Dentre os encaminhamentos do encontro,ficou agendada uma reunião entre o grupo e o secretário Francisco Limma para o mês de outubro, onde serão apresentados ao gestor, o diagnóstico e as pautas consideradas prioritárias para as famílias.Também ficou decidido que será elaborado  um pré cadastro das famílias de agricultores e agricultoras do Projeto, para auxiliar na  distribuição de sementes e mudas este ano.
 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
SDR
Próxima notícia

Dê sua opinião: