Arte e Cultura

Dia do Artesão é comemorado em grande evento no Parque da Cidadania

O Parque Estação Cidadania foi palco para diversas ações voltadas ao público do evento

Domingo - 19/03/2017 às 18:03



Foto: Divulgação Dia do Artesão é comemorado no Parque da Cidadania
Dia do Artesão é comemorado no Parque da Cidadania

“Mãos que criam, mãos que transformam”, foi com esse tema que a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), realizou um dia de atividades em comemoração ao Dia do Artesão.  Durante a tarde e parte da noite desse sábado (18), o Parque Estação Cidadania foi palco para diversas ações voltadas ao público do evento.

“O artesanato de Teresina mostra a nossa cara, o nosso jeito de ser. Ele faz a diferença, pois traz a nossa identidade. A nossa arte santeira, por exemplo, se destaca no Brasil e no mundo. Estamos aqui hoje para homenageá-los e parabenizá-los pela data e pelo trabalho que vocês desenvolvem. Que nós possamos colocar o nosso suor, raça e determinação para darmos um salto qualitativo no artesanato local”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

Cerca de 300 artesãos e artesãs teresinenses puderam desfrutar de um momento especial, onde eles eram os protagonistas da festa, que contou com exposições de trabalhos dos mais variados tipos de artesanato, como arte santeira, biojoias, tecelagem, bolsas, bonecas, dentre outras peças que destacam o potencial da atividade na Capital.

O secretário municipal de Economia Solidária, Ricardo Bandeira, destacou a importância do trabalho artesanal no município e a importância da valorização de quem produz o artesanato de Teresina.

“O artesão é um empreendedor, que gera renda através do seu talento. Os trabalhos feitos na nossa cidade são de alta qualidade e são muito conhecidos, como frisou o nosso prefeito Firmino Filho. A Prefeitura, por meio da Semest, vai continuar apoiando esse artista, capacitando, treinando e ofertando consultorias para que a qualidade das peças cresça ainda mais. Estamos criando um site que servirá para divulgar a produção local e, também, vamos criar uma Central de Comercialização. Em abril, irei até Recife para conhecer o modelo que lá existe para implantar na nossa cidade”, frisou Ricardo Bandeira.

Durante o evento, parceiros como a Fundação Wall Ferraz, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Sebrae, Prodart, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMPOM), Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, além da New Way Cosméticos e a Faculdade Maurício de Nassau, ofertaram serviços de beleza, saúde, orientações sobre diversos temas e atividades lúdicas para o público. Para completar a festa, a Socimol doou brindes e o Grupo Carvalho distribuiu lanches para os artesãos.

Joana Pereira, membro do Grupo de Mulheres Bordadeiras do Parque Piauí, representou a classe de artesãos e, em sua fala, agradeceu pela iniciativa da Prefeitura de Teresina em ofertar o momento de valorização da categoria.

“Estamos felizes. Desde a criação da Semest, nos sentimos mais representados e sabendo onde buscar apoio. Nosso artesanato ultrapassou barreiras e hoje exportamos nossas peças para o mundo, participamos de feiras municipais, estaduais e nacionais mostrando o artesanato de Teresina. Esse evento de hoje nos estimula e nos valoriza, agradecemos a todos os envolvidos. Muito obrigada”, destacou a artesã.

Prefeito assina termo de parceria com a ArteSol

O evento alusivo ao Dia do Artesão contou com a presença de Josiane Masson, coordenadora executiva da ArteSol – Artesanato Solidário, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sediada em São Paulo, que elabora projetos e ações voltadas para a valorização da atividade artesanal de referência cultural brasileira, para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial e a inclusão cidadã e produtiva dos artesãos.

Josiane conversou com os artesãos teresinenses e explicou sobre o trabalho que a ArteSol desenvolve. “É uma satisfação participar desse evento realizado pelo Dia do Artesão. Estamos muito felizes que a parceria com o município deu certo, para criarmos estratégias conjuntas que vão contribuir muito com a produção local e com o trabalho da ArteSol”, pontuou.

O termo de parceria entre a Prefeitura de Teresina, através da Semest, e a ArteSol foi assinado durante o evento pelo prefeito Firmino Filho, pelo secretário Ricardo Bandeira e por Josiane.

“A parceria com a ArteSol vai ser muito produtiva e representa a nossa vontade de oferecer meios para elevar ainda mais o nível da nossa produção artesanal”, afirmou Firmino Filho.

“Essa é a primeira parceria entre a OSCIP e um órgão público. Que esse pioneirismo inspire outras iniciativas que tenham o objetivo de fortalecer e apoiar quem produz o nosso belo e rico artesanato”, concluiu o gestor da Semest, Ricardo Bandeira.

Fonte: Semest

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: