Arte e Cultura

Dia da Alfabetização na Rede teve Piquenique da Leitura no Parque da Cidadania

Dia foi pensado para proporcionar vivências diferenciadas no mundo da leitura

Quinta - 27/10/2016 às 16:10



Foto: ascom Atividades de leitura
Atividades de leitura

Hoje (27) a manhã foi diferente para cerca de 500 alunos e professores de unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina. No Dia da Alfabetização na Rede, uma ação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a Prefeitura de Teresina promoveu o Piquenique da Leitura. Crianças em fase de alfabetização participaram de uma programação divertida no Parque da Cidadania, com teatro de bonecos, contação de histórias, pintura no rosto e rodas de leitura.

As escolas montaram espaços atrativos em formato de piquenique e usaram a criatividade para estimular a prática de leitura entre as crianças. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semec) é explorar as variadas possibilidades de atividades envolvendo os livros.

Segundo a secretária executiva da Semec, Irene Lustosa, o dia foi pensado para proporcionar às crianças vivências diferenciadas com o mundo da leitura. “A ideia é oportunizar essa magia com os livros ao ar livre, socializar os projetos de leitura que as escolas desenvolvem e vivenciar um dia marcante para todos que compõem a Rede Municipal”, destacou.

E o dia foi mesmo marcante para o João Lucas, 8 anos, aluno da Escola Municipal São Geraldo. Essa foi sua primeira visita ao Parque da Cidadania. “Na escola praticamos leitura todos os dias, mas assim embaixo das árvores é muito mais legal. Adorei esse lugar”, declarou.

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Érico Veríssimo, Francisca Santos, o Piquenique da Leitura reforça o trabalho que as escolas já vêm desenvolvendo ao longo do ano. “Achei bem interessante alinhar o Dia da Alfabetização com o incentivo a leitura, pois é o foco de todas as ações que estamos desenvolvendo na escola. Temos, por exemplo, o projeto Lendo no Recreio, que incentiva a leitura de histórias infantis no intervalo entre as aulas. Com o Piquenique ultrapassamos os muros da escola e conhecemos as ideias dos colegas”, disse.

A ação será estendida para as próprias unidades de ensino, que realizarão no período de 21 de novembro a 9 de dezembro piqueniques com os demais alunos em parques e praças próximas às escolas.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: