Dia D: MTE promove mobilização para incluir trabalhadores com deficiên

preparativos delegacias MTE dia D


Brasília – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reuniu,  ontem(8), os servidores das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e de órgãos governamentais parceiros que participarão da segunda edição do “Dia D”, que ocorrerá no dia 25 de setembro e dedicará o atendimento aos trabalhadores com deficiência. A campanha, organizada pelo MTE, visa reunir em um mesmo espaço as empresas que devem cumprir cotas de inclusão e os cidadãos que pretendem se recolocar no mercado de trabalho.

O evento vai ocorrer em todo o país e pretende disseminar as ações de forma que a inclusão se torne uma prática regular. Para participar, as empresas serão notificadas, com antecedência, pelos agentes de fiscalização do Trabalho – que atuam em conjunto com as agências do Sine – para que estejam presentes. A iniciativa faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que visa promover a inclusão e a igualdade, desenvolvendo ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção dessas pessoas. “O ‘Dia D’ é importante porque oferece uma oportunidade especial para a intermediação da mão de obra, chama a atenção da imprensa e da sociedade civil e permite ampliar o acesso das pessoas com deficiências ao mercado de trabalho”, explica Fernanda di Cavalcanti, auditora fiscal do Trabalho e uma das responsáveis pela coordenação do evento.

Em 2014, 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado por causa da ação, que ocorreu em 30 de maio daquele ano. Os estados que abriram mais oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados. Participaram 790 empresas. “Nossa expectativa é dobrar a participação em relação ao ano passado”, explica a analista técnica de políticas sociais Tatiana Silveira, integrante da equipe de coordenação.

Ângela Oetinger e Veridiana da Costa, gerente e administradora do Sine de Porto Alegre, respectivamente, participaram da primeira edição do “Dia D” e falaram da adesão das empresas. “Elas mostraram que querem participar e inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, destacou Ângela. Elas contaram ainda que a meta de inclusão de um mês foi conquistada apenas neste dia. “Mas, mesmo assim, esperamos que neste ano seja ampliada a participação das pessoas com deficiência”, explicou Veridiana.

Elias Oliveira, assessor da chefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, ressaltou que a defesa dos direitos das pessoas com deficiência não é um tema novo para o governo e que continuará recebendo atenção. “Nós desenvolvemos, desde 2011, as ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que vai continuar levando adiante as políticas públicas do setor. Cabe ressaltar que, para a execução de todas as ações, o governo tem sempre procurado estabelecer parcerias com governos municipais, estaduais e entidades da sociedade civil”, afirmou.

A ideia partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, que apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de atores locais. Com o sucesso da mobilização, o MTE decidiu expandir a proposta a todos os executores do Sine, com as ações ocorrendo nas cinco regiões do país. Estão envolvidos no “Dia D”, além do MTE e da Casa Civil, o Sine e secretarias de Trabalho, os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Turismo, das Cidades, da Educação e da Previdência, além do Instituto Nacional do Seguro Social e da Secretaria de Direitos Humanos.

Fonte: MTE

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: