Cidade

Dia D de multivacinação tem 28 salas disponíveis em Teresina neste sábado

Imunização é importante para afastar doenças da população como um todo

Sábado - 16/09/2017 às 11:09



Foto: noticias ao minuto/© DR Dia D da campanha de multivacinação
Dia D da campanha de multivacinação

Neste sábado (16), 28 salas de vacina abrirão excepcionalmente  para a mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, que acontece desde o último dia 11 em todo o Brasil. A abertura oficial será na UBS Antônio Carlos Costa, no bairro Cristo Rei, a partir das 8h.

 
A meta da campanha, que segue até o dia 22 de setembro, é regularizar a situação vacinal de quem está com alguma dose em atraso na faixa etária de até 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Durante a semana, as 104 salas de vacinação, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, estão imunizando este público.
 

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, destaca a importância da imunização não apenas para a saúde das crianças, como da população como um todo. “Doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens”, explica.

 
A diretora cita o exemplo é o surto recente de difteria que está havendo na Venezuela, causado pela escassez e falta de vacina no país, e que pode chegar ao Brasil devido à migração. “No final de agosto, uma criança na fronteira com Roraima morreu com sintomas clássicos da doença, que não registrava casos na América há mais de duas décadas”, conta. “Isso porque quando existem crianças nas mesmas microáreas que não estão devidamente vacinadas, o risco se dá com maior frequência e a possibilidade aumenta”, enfatiza Amariles Borba.
 

A FMS pede ainda que os pais não deixem de levar a caderneta de vacinação de seus filhos, e que em caso de dúvidas, consultem o profissional de saúde da sala. Como cada vacina tem sua peculiaridade, com o cartão o profissional vai saber como administrar, o que pode dar naquele momento segundo fatores específicos. “Pegue a caderneta do seu filho, verifique quais as vacinas que estão faltando e vá a uma sala de vacina perguntar o que é preciso fazer”, pede Amariles Borba. “Precisamos ficar alertas e cumprir o calendário”.
 

Lista de postos abertos no dia D da multivacinação (16)

 
Zona Norte

UBS: Cecy Fortes, Adelino Matos, Parque Wall Ferraz, Karla Ivana, Antônio Noronha, Poty Velho

Hospitais: Primavera, Buenos Aires

 
Zona Leste

UBS: Piçarreira, Vila Bandeirante, Santa Bárbara, Planalto Uruguai, Planalto Ininga

Hospital do Satélite
 
Zona Sudeste

UBS: Renascença, Todos os Santos, Alto da Ressurreição, Mario Rocchi, São João

Hospital do Dirceu
 

Zona Sul

UBS: Saci, Irmã Dulce, Cristo Rei, Vila da Paz, Porto Alegre, Vamos Ver o Sol

Hospitais: Parque Piauí, Promorar


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: