Olhe Direito!

Olhe Direito!

Dia D da campanha de vacinação contra Poliomielite começa nesse sábado

Quinta - 13/08/2015 às 15:08



Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil Vacinação
Vacinação
No próximo sábado (15) acontece em todo o Brasil o Dia D das campanhas nacionais contra a Poliomielite e para a Atualização de Caderneta de Vacinação. Em Teresina 59 salas de vacina estarão abertas, a partir das 8h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Francílio Ribeiro de Almeida, localizada no bairro Angelim, zona Sul da cidade.

A data marca o início da mobilização, que segue até o dia 31 de agosto em todas as 104 salas de vacina da capital. O público alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Já para a campanha de Multivacinação o grupo alvo para a atualização do esquema vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade.

A diretora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, chama a atenção para que os pais estejam atentos à caderneta de vacinação de seus filhos e providenciem sua imunização caso esteja faltando alguma dose. “A campanha de multivacinação é uma oportunidade em que são oferecidas à população alvo, em um único momento, várias vacinas ao mesmo tempo. Assim podemos melhorar a cobertura e atualizar o esquema de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças de 0 a 4 anos, 11meses e 29 dias de idade”, explica.

A diretora frisa que, até esta idade, a criança deve ter recebido as seguintes vacinas: BGC (dose única), Hepatite B (dose única), Pentavalente (três doses e dois de reforço), Poliomielite - VIP/VOP (três doses e duas de reforço), Pneumocócica 10V (três doses e um de refoço), Rotavírus humano (duas doses), Meningocócica C (duas doses e uma de reforço), Febre amarela (uma dose e uma de reforço), Hepatite A (uma dose), Tríplice viral (uma dose) e Tetra viral (uma dose). Para maiores esclarecimentos basta consultar os profissionais de saúde da UBS da sua região.

Já a campanha de poliomielite tem por objetivo manter afastada do Brasil a doença, que já não é registrada no país há 26 anos. “Em alguns locais a poliomielite ainda é um problema grave. Como a mobilidade hoje em dia é grande, o vírus selvagem pode ser reintroduzido aqui por pessoas que visitaram estes países e lá foram contaminadas, por isso devemos estar preparados”, alerta Amariles Borba.

Em Teresina a meta é vacinar um total de 55.435 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Por faixa etária a meta é vacinar 6.678 crianças de seis meses; 13.853 crianças de 01 ano; 11.855 crianças de 02 anos; 11.751 crianças de 03 anos e 11.765 crianças de 04 anos.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: