Detran-PI realiza sete mil exames práticos no Estado

Baliza Piauí Vencimento Detran CNH


CNH

CNH Foto: divulgação

O cronograma de aplicação de provas práticas de direção veicular, para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segue sendo realizado na capital e no interior do Estado, durante os fins de semana. Desde o estabelecido do calendário de atividades da banca examinadora nas regionais do Piauí, cerca de sete mil processos com data de vencimento até agosto do presente ano, foram realizados.

A necessidade da criação das regionais para a realização dos exames de percurso e baliza foi detectada diante de uma pesquisa realizada pela Diretoria de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), apontando que 14 mil processos para obtenção de CNH dos candidatos que residem no interior do Estado venceriam até 31 de agosto de 2015.

“Criamos sete regionais para dar vazão aos processos, desburocratizando e facilitando o acesso ao teste prático, atendendo todos os municípios onde existem Centro de Formação de Condutores (CFCs)”, destaca Arão Lobão, diretor-geral do Detran. Na próxima semana, a banca segue para as cidades de Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Teresina cumprindo a segunda rodada de exames práticos.

O agendamento para a realização da prova estará disponível sete dias antes da chegada da banca examinadora na regional. Terão prioridades os processos de candidatos de Primeira Habilitação com data de vencimento de até 120 dias, contados da data prevista para a realização dos testes práticos. “Já, os processos que estejam com data de vencimento de até 30 dias e não conseguiram vagas nas regionais, não necessitam de autorização para fazer o exame em Teresina”, acrescenta Arão Lobão.

As provas práticas são avaliadas seguindo as normas da Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 14 de dezembro de 2004, onde são estabelecidos normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências.

As bancas são compostas por 42 examinadores e cinco secretárias, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, além de possuírem curso específico para o exercício da função. A expectativa é que cerca de 900 exames práticos de percurso e baliza sejam realizados em cada regional do Estado.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: