Geral

Detran-PI realiza palestras sobre segurança no trânsito

Palestras Ciclo EPT Detran-PI DPVAT

Terça - 10/11/2015 às 16:11



Foto: CCom Sede do Detran-PI, na Redenção, próximo ao Estádio Albertão
Sede do Detran-PI, na Redenção, próximo ao Estádio Albertão
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está realizando um ciclo de palestras sobre segurança no trânsito em diversas empresas de Teresina. As atividades iniciaram nessa segunda-feira (9), com uma palestra educativa para os funcionários de uma empresa de distribuição. A equipe de educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) esteve, na manhã desta terça-feira (10), em uma empresa responsável pela fabricação de plástico. Na ocasião, os funcionários receberam informações sobre o seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

O ciclo faz parte das atividades educativas que o órgão realiza em empresas e escolas de todo o Piauí. De acordo com a gerente de Educação da Escola de Trânsito, Zulmirene Sousa, o foco das palestras realizadas em empresas é garantir a segurança dos funcionários.

"É um momento para sensibilizar os funcionários da empresa a pensarem na importância da segurança. Fazer com que eles parem e reflitam sobre o que fazem para garantir a segurança deles no trânsito", explica a educadora.

Dentre o conteúdo abordado pela EPT durante as palestras, a equipe de educadores reserva um momento para fazer um alerta aos funcionários das empresas. "Muitas vezes na correria da rotina, as pessoas deixam de verificar se os itens de segurança do veículo estão de acordo com o esperado. O estepe, por exemplo, alguns condutores esquecem-se de verificá-lo e só lembram dele quando precisam", ressalta Zulmirene Sousa.

"Na palestra sobre o DPVAT, Nós explicamos aos condutores como eles devem proceder após terem sofrido um acidente, o mais importante é que nós os alertamos de como evitar acidentes. Ressaltando a importância do uso dos itens de segurança e de não ingerir bebidas alcoólicas", informa Janaína Menezes, educadora da EPT.

Através da Eescola, o Detran viaja todo o Piauí realizando ações educativas, como blitzen e palestras, que visam à construção de um trânsito mais seguro e a diminuição no número de acidentes.

"Qualquer escola ou empresa pode solicitar uma palestra, para isso basta que eles enviem um ofício ao Detran e uma cópia para a Escola de Trânsito, então verificamos o cronograma das palestras e marcamos um dia", finaliza Zulmirene Sousa.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: