Especiais

Detran investe na educação, sinalização e expansão de serviços

O órgão acredita na educação como fonte da mudança de comportamento para um trânsito humanizado.

Quarta - 07/09/2016 às 18:09



Foto: Ascom Detran Blitz educativa do Detran
Blitz educativa do Detran

Atravessar na faixa, parar no sinal vermelho e usar o cinto de segurança. Ações comuns do cotidiano das pessoas, mas que nem sempre são respeitadas. Ciente do papel educador, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), vem priorizando ações constantes de educação, com planejamento a médio e longo prazo, como forma de aumentar a conscientização, diminuir o número de acidentes e contribuir para um trânsito mais seguro. As equipes de educadores do órgão visitam cidades do estado, empresas públicas e privadas e rede pública de ensino levando informações sobre o trânsito e maneiras de evitar acidentes.

De acordo com o diretor-geral do órgão, Arão Lobão, o departamento acredita na educação como fonte da mudança de comportamento para um trânsito humanizado. “Temos buscado desenvolver ações educativas, palestras e blitzen, tanto na capital como no interior do estado, a fim de levar a população a refletir sobre a importância de se respeitar as normas de trânsito, diminuindo, assim, as estatísticas alarmantes de acidentes. Em paralelo a essas atividades, temos intensificado as ações de fiscalização. Cerca de 300 mil pessoas já foram alcançadas com as atividades educativas do Detran e mais de 70 cidades foram visitadas por nossas equipes”, destaca o diretor.

Sinalização viária

O órgão também vem investindo em serviços de sinalização viária, a fim de padronizar e organizar o trânsito das cidades, orientando e permitindo melhor trafegabilidade nas vias urbanas, proporcionando, assim, mais segurança aos pedestres e motoristas. Os municípios já contemplados foram: Pedro II, Luís Correia, Água Branca, Oeiras e Castelo do Piauí. “A ação de sinalização viária traz uma série de vantagens, pois ajuda no dia a dia dos cidadãos, garante mais segurança, uma melhor orientação. É o Governo do Estado contribuindo para o desenvolvimento, demonstrando e valorizando a vida e realizando ações de prevenção aos acidentes de trânsito. Estamos planejando esse tipo de ação para todo o Piauí”, pontua Lobão.

Para a diretora da EPT, Jeovanna Moura, é por meio da sinalização do trânsito que se propõe a adequada circulação de veículos e pessoas nas vias públicas, visando à segurança e fluidez dos usuários. “Além de desenvolver a cidade, as obras de sinalização somadas às campanhas de educação de trânsito, acreditamos que o Detran atingirá um dos principais objetivos do órgão, a redução de acidentes de trânsito. Porque a prevenção e a educação são os melhores caminhos para se evitar acidentes, que causam perdas irreparáveis a todos”, comenta a diretora.

Expansão

Além disso, a atual gestão do Detran já mostrou bons resultados, como por exemplo, implementação de serviços nas unidades do órgão nas cidades de Floriano, Uruçuí, Guadalupe, Simplício Mendes e a instalação do posto de atendimento no Espaço da Cidadania no Shopping Rio Poty. Modernização dos processos, instalação do monitoramento dos Centros de Formações de Condutores (CFC), criação de regionais para a realização dos exames práticos do órgão,  envio de notificação aos usuários sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da reforma da 10ª Ciretran do municípios de Corrente, onde foram adquiridos novos equipamentos de informática e o mobiliário foi todo renovado, a fim de proporcionar uma melhor condição de trabalho aos servidores e qualidade no atendimento aos usuários. As mudanças também atendem às solicitações do Ministério Público quanto à acessibilidade.

“A implementação de obras e serviços faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Detran com o intuito de  diminuir um grave problema que assola todo o país, que são os acidentes de trânsito e, otimizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários, ofertando mais comodidade, segurança e rapidez durante os processos. É uma área que o Governo do Estado investe para garantir o crescimento das cidades com um trânsito mais seguro e com menos acidentes”, finaliza o diretor-geral do órgão.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: