Geral

Detran implanta nova plataforma Renach e moderniza operações

Nesta semana, o órgão implementou a nova versão do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach),

Quarta - 25/04/2018 às 20:04



O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vem passando por profundas transformações desde 2015, investindo na modernização do sistema, que consiste na mudança de alta para baixa plataforma, garantindo maior rapidez ao acesso e segurança na qualidade da prestação dos serviços do órgão.

Nesta semana, o órgão implementou a nova versão do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), banco de dados que registra toda a vida do condutor, que também controla a emissão da CNH e da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

De acordo com o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, o novo sistema traz uma interface, um conjunto de características que visa a melhoria de todos os processos referentes a habilitação. “Mais elaborado que o último sistema, o novo Renach é otimizado para a eficiência. É um sistema moderno que garante agilidade e segurança ao usuário”, pontua o diretor, esclarecendo que o processo de implementação foi programado, todavia por conta da quantidade de dados, teve que se estender por mais dias.

“Para que a troca de sistema ocorresse e os dados migrassem, o Detran precisou suspender o atendimento de processos de habilitação. Foi uma paralisação programada, que se estendeu por mais uns dias por conta da quantidade de dados migrados da base atual para a nova plataforma e sincronização com sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Trabalhamos internamente, de forma acelerada para que voltássemos com o novo sistema em pleno funcionamento”, afirma Lobão.

Os demais sistemas do Detran, como Registro Nacional de Infrações (Renainf) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) também serão migrados para a nova plataforma.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: