Arte e Cultura

Detentos saem pela primeira vez de presídio para encenar espetáculo teatral

Os internos da Penitenciária Irmão Guido apresentaram a peça Justiça, no Theatro 4 de Setembro

Quarta - 03/05/2017 às 16:05



Foto: Ascom Apresentação do espetáculo Justiça
Apresentação do espetáculo Justiça

Oito detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido apresentaram, nessa terça-feira (2), no Theatro 4 de Setembro, o espetáculo Justiça, que faz parte do projeto Espelho da Realidade, desenvolvido na unidade.

Essa foi a primeira vez que os internos saíram da unidade prisional e apresentaram a peça ao público. O espetáculo é inspirado pela passagem do livro de Hebreus, capítulo 13, versículo 3 da bíblia cristã: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se estivésseis aprisionados com eles, e todos aqueles que sofrem maus tratos, como se vós pessoalmente estivésseis sendo maltratados”.

De acordo com o reeducando Madson Pereira, que interpretou Judas Iscariotes na peça, estar no palco do principal teatro da cidade, sendo visto pelos familiares e a sociedade, faz parte de um recomeço.  “Nós estamos apresentando na peça a vida de pessoas que foram rotuladas, assim como nós que erramos, fomos julgados, mas estamos aqui para pagar pelos nossos erros e mostrar para a sociedade um outro lado nosso”, diz Madson.

Para o coordenador do projeto Espelho da Realidade, Valdsom Braga, o resultado apresentado no palco do Theatro 4 de Setembro “é uma vitória dos reeducandos e demonstra que a arte pode transformar vidas”.

Além dos atores do projeto, também participaram da peça duas atrizes do projeto de teatro Mulheres de Aço e de Flores, desenvolvido na Penitenciária Feminina de Teresina.

O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, destaca que a ressocialização pode ocorrer de várias formas, seja pelo trabalho, educação ou pela arte .

“Oportunidades como essa aproximam a sociedade e o Estado da realidade dos presídios e trazem a possibilidade de um recomeço para essas pessoas que estão privadas de liberdade”, pontua o gestor.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: