Polícia

Detentos fazem rebelião e dois morrem em penitenciária de Picos

De acordo com o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, os dois eram de facções rivais

Quinta - 03/11/2016 às 12:11



Foto: Reprodução/google Penitenciária José de Deus Barros
Penitenciária José de Deus Barros

Dois detentos morreram após briga de facções na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, nessa quarta-feira (2), durante o banho de sol.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sipoljuspi), os dois detentos iniciaram uma briga e morreram com perfurações no corpo. Após a morte dos dois, os demais detentos iniciaram uma rebelião nos quatro pavilhões da penitenciaria. Os agentes penitenciários e policiais militares controlaram a rebelião na madrugada desta quinta-feira (3).

De acordo com o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, os dois eram de facções rivais e a briga era devido ao controle do tráfico de drogas dentro do presidio.

“Um preso perfurou o outro com armas produzidas com vergalhões retirados da parede do presídio. O detento conhecido como Jotinha (Benedito Josenildo Alves) morreu ainda no presidio, já o outro, Aderi Pereira do Nascimento, ainda foi socorrido, mas não resistiu e veio ao óbito no hospital”, afirma Kleiton Holanda.

Para controlar a situação, 40 policiais militares foram enviados ao local, bem como o Comando de Operações Prisionais e agentes penitenciários de outros presídios da região, para dar suporte.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), as forças de segurança pública e prisional permanecem no local para garantir a total pacificação do presídio e prevenir a ocorrência de novos distúrbios.

“O presídio está em ordem, no momento. Todos os presos estão nas celas e não houve feridos durante a rebelião”, explica o diretor adjunto da Penitenciária de Picos, Hemerson Barbosa.

A Penitenciária Masculina de Picos possui quatro pavilhões e 389 detentos. A Secretaria de Justiça do Estado estuda construir um novo presídio no município.

Ainda conforme Kleiton Holanda, a superlotação foi outro fator para a rebelião, pois a penitenciaria só tem vagas para 157 presos.

Os detentos mortos são Francisco Alderi Pereira de Nascimento, preso por roubo, e Benedito Josenildo Alves, preso por tráfico de drogas. A Sejus está investigando as mortes.

Demais presídios estão em estado de alerta

A Secretaria de Justiça do Piauí também está colocando todas as equipes de segurança prisional e pública em alerta máximo em todos os presídios do Estado. O objetivo, de acordo com a Sejus, é evitar que distúrbios aconteçam nas demais unidades penitenciárias.

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: