Olhe Direito!

Olhe Direito!

Detentos da Irmão Guido realizam testes rápidos de saúde

Terça - 26/01/2016 às 21:01



Foto: Sejus Detentos fazendo teste de saúde na Irmão Guido.
Detentos fazendo teste de saúde na Irmão Guido.
 Dando continuidade às ações de saúde no sistema prisional do Estado, a equipe de saúde da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) iniciou, nesta terça-feira (26), o atendimento a cerca de 400 internos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, através da realização de testes rápidos de HIV. A ação acontece durante toda a semana.

O exame detecta anticorpos anti-HIV no fluido oral e o resultado do teste pode ser analisado em cerca de 15 minutos. A ação é fruto de parceria entre a Sejus e o Ministério da Saúde. A coordenadora de Saúde Prisional, Agatha Knitter, explica que o atendimento garante aos detentos acesso a saúde e agilidade nos casos que requerem tratamento.

"Os resultados dos testes saem rápido, o que possibilita o tratamento ágil, quando necessário", afirma. Após o diagnóstico, é realizado o trabalho em parceria o com o Hospital de Doença Infecto Contagiosas Natam Portela e o Hospital Lineu Araújo, na capital, e nos Centros de Testagem e Aconselhamento de Floriano e Picos, no interior do Estado", pontua.

Em 2015, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B foram realizados na Penitenciária Feminina de Teresina, Casa da Custódia, Colônia Agrícola Major Cesar, Hospital Penitenciário Valter Alencar e Penitenciária de Floriano. Segundo o secretário de Justiça, Daniel Oliveira Valente, a meta realizar os testes em todas as unidades prisionais.

"Saúde é um direito de todos e, de igual modo, das pessoas privadas de liberdade. Estamos, portanto, melhorando e humanizando esse atendimento, disponibilizando profissionais de saúde capacitados, de modo a garantir saúde a todos e dar mais eficácia ao processo de ressocialização", observa Daniel Oliveira.

Caso o detento precise realizar tratamento médico, o Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, do Ministério da Saúde, disponibiliza a medicação necessária para que o tratamento possa ser realizado dentro do presídio.


Convênio garante postos de saúde nas unidades penais do Piauí

A Secretaria de Justiça firmou, recentemente, parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), para o aparelhamento de sete Unidades Básicas de Saúde em estabelecimentos penais do Piauí.

O convênio visa ampliar o acesso à saúde nas unidades prisionais do Estado e melhorar as condições de assistência das pessoas privadas de liberdade, dentro dos padrões nacionais de atenção básica exigidos pelo Governo Federal.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: