Brasil

Deputados querem ouvir cúpula do governo sobre espionagem

Segurança Agência Nacional Câmara dos Deputados Brasil Estados Unidos

Quinta - 19/09/2013 às 20:09



Foto: Grigory Dukor/Reuters Dilma Rousseff recebe cumprimento de Barack Obama, na reunião do G20, em São Petersburgo, na Rússia
Dilma Rousseff recebe cumprimento de Barack Obama, na reunião do G20, em São Petersburgo, na Rússia
A Câmara dos Deputados deve ouvir na semana que vem a cúpula da área de segurança do governo sobre as medidas adotadas pelo Brasil a partir das denúncias de espionagem feitas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Siqueira, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, devem ser ouvidos na próxima terça-feira (24) em audiência conjunta das comissões de Constituição e Justiça, de Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia da Câmara.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), autor de um dos requerimentos, disse é que preciso avaliar a estrutura, as vulnerabilidades e o funcionamento da defesa cibernética no Brasil. Ele alertou para o perigo de sabotagem a que o país pode estar sujeito e disse que o Brasil conta apenas “com um incipiente Centro de Defesa Cibernética, do Exército, e um departamento de repressão aos cibercrimes, da Polícia Federal”.

Na semana passada, o Senado instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para discutir as denúncias de espionagem.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: