Política

Deputados lamentam proibição da vaquejada pelo STF

A  vaquejada, muito comum na região nordestina, foi proibida pelo Superior Tribunal de Federal

Segunda - 10/10/2016 às 17:10



Foto: Tatiana Azeviche/Turismo Bahia Vaquejada
Vaquejada

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), discutiram nesta manhã de segunda-feira, dia 10, a proibição das  vaquejadas, muito comum na região nordestina, pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com o STF, a prática foi considerada ilegal, devido aos maus-tratos a animais.

A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e questionava, especificamente, a legislação cearense. Contudo, a decisão do STF poderá ser aplicada nos demais estados e no Distrito Federal.  O julgamento, iniciado em agosto do ano passado, terminou com seis votos a favor da inconstitucionalidade e cinco contra.

O deputado Júlio Arcoverde (PP)  foi o primeiro parlamentar a se pronunciar sobre o fato, durante os dois minutos concedidos aos pequenos avisos. O deputado se solidarizou com todos aqueles que praticam o esporte, a vaquejada, e disse que foi com muita tristeza que recebeu a notícia da proibição.


“Essa proibição pode proporcionar um desemprego muito grande, para as pessoas que vivem do tratamento desses animais, nas questões de eventos, shows, no interior do Estado, vai diminuir muito, o comércio informal, que se baseia em todo o Nordeste em relação a essas áreas de atuação de vaquejadas”, salientou o parlamentar. 

Ele disse que a sua maior indignação é também pelo fato de o órgão federal não ter proibido, por exemplo, os rodeios, praticados em vários estados do país e de corridas de cavalos, onde os animais são chicoteados, para conseguir menor tempo em competições. “Fica aqui minha solidariedade a todas as pessoas a todas a s associações de vaquejadas  do Nordeste e do Brasil. E vamos trabalhar juntos, para que o Congresso Nacional possa criar uma lei que não prejudique tanto, a essa cultura, esporte e, principalmente a essas pessoas humildes, que praticam esse esporte em todo o Nordeste”, finalizou o deputado Júlio Arcoverde. 

Themístocles - O presidente da Casa, Themístocles Filho, comparou os rodeios às vaquejadas, onde muitas vezes os animais são maltratados, e ressaltou a violência, também praticada por pessoas em relação a outras pessoas, e lembrou o caso dos assassinatos no município de Esperantina, nas últimas semanas. O deputado também disse não entender o motivo de o Estado de São Paulo ter ficado de fora da proibição, no caso dos rodeios, um esporte praticado normalmente no lugar.

Luciano Nunes - O parlamentar, Luciano Nunes (PSDB) também fez suas considerações em relação ao assunto e falou sobre a importância de se discutir a volta do preconceito para com a vaquejada no Nordeste. Segundo ele, é preciso serem levados em consideração as nossas raízes, cultura e história, do povo nordestino.  “A vaquejada é uma atividade cultural. “Não foi levado em conta outros esportes praticados com animais. “Existem cidades no Nordeste e no Piauí, que vivem em função da vaquejada, do vaqueiro. Eu entendo que esse julgamento, no mínimo, ele foi preconceituoso com o nordestino”. Luciano Nunes finalizou falando sobre a importância de serem regulamentados os esportes praticados por animais e ressaltou que esse assunto carece de uma discussão mais aprimorada. Ele lembrou que amanhã, a Associação de Vaqueiros do Piauí irão realizar uma manifestação na Avenida Marechal Castelo Branco, pacífica e ordeira, com o objetivo de chamar a atenção, para a discussão do temo, que está tendo grande repercussão.
 

Edson Ferreira (PSD) - O deputado Edson Ferreira também se pronunciou contra a decisão do STF em relação a proibição das vaquejadas no Nordeste. Ele observou que existe a preocupação das pessoas envolvidas com o todo o processo destinado a prática das vaquejadas e lembrou da importância das pistas bem feitas e de todo o tratamento adequado e destinado aos animais. “Tem se avançado muito nessa questão do bem estar dos animais. O STF é uma afronta para a nossa cultura, história e tradição. Esperamos que com essa mobilização que está acontecendo nos estados do Nordeste, que o Supremo Tribunal Federal possa rever essa decisão”. Pontuou.

Marden Menzes (PSDB) - Para o parlamentar não faz sentindo a proibição das vaquejadas e ao mesmo tempo manter os rodeios.”Entendemos que é necessário debater  sobre todos os esportes em que se utilizam animais e fazermos uma análise sobre o assunto”, observou Marden Menezes. Ele lembrou ainda sobre o assunto a ser discutido na Casa, que trata da totalidade das emendas liberadas pelo Estado e das dificuldades na dotação orçamentária e da necessidade de um intercâmbio junto a Secretaria de Planejamento.

DR. Pessoa (PSD) - O deputado Dr. Pessoa também lamentou a decisão do STF em relação a proibição das vaquejadas e se disse intrigado, pelo fato de em São Paulo, não terem sido proibidos os rodeios, onde animais  são maltratados . E ressaltou que mais uma vez o Nordeste é discriminado.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: