Política

Deputados exigem punição contra atos de vandalismo na Assembleia

Dezoito deputados se pronunciaram contra as agressões praticadas inclusive por policiais

Quarta - 21/12/2016 às 20:12



Foto: Paulo Pincel Robert Rios e Evaldo Gomes tentam conter a entrada dos mais exaltados
Robert Rios e Evaldo Gomes tentam conter a entrada dos mais exaltados

Dezoito deputados se pronunciaram durante a sessão plenária desta quarta-feira (21), que começou às 12h50 e terminou depois das 14h20, para repudiar as agressões e o vandalismo praticados por militantes de partidos políticos infiltrados e por manifestantes, inclusive agentes penitenciários, policiais civis e militares, durante tentativa de invasão do gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, deixando sitiados deputados e representantes da maioria dos Poderes.

Alguns deputados, como Robert Rios (PDT) e Júlio Arcoverde (PP) defenderam ações civis, criminais e administrativas contra os vândalos que quebraram portas e vidraças do gabinete da presidência da Assembleia. “Nós vimos policiais armados aqui na Casa, ameaçando partir para cima. Foi o desrespeito não só a essa Casa, mas ao povo do Piauí”, reclamou Júlio Arcoverde”.

Os manifestantes quebraram portas tentando chegar ao gabinete do presidente, onde ficaram encurralados sem poder sair do recinto, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Erivan Lopes; procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura; defensora pública geral Hildeth Evangelista, secretários de Administração e Previdência, Franzé Silva; de Governo, Merlong Solano; e de Fazenda, Rafael Fonteles, além do próprio presidente da Casa, Themístocles Filho.

Imagens do circuito fechado da Assembleia e das equipes de TVs, além das fotografias dos jornais e portais de notícias serão usadas para identificar os vândalos que depredaram o patrimônio público, que ameaçaram e agrediram deputados e policiais da Guarda do Palácio Petrônio Portela. Identificados, os mesmos serão responsabilizados.

Deputados em plenário comentam vandalismoDeputados em plenário comentam vandalismo

Omissão

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, foram acusados de omissão por não terem comparecido à Assembleia para comandar pessoalmente a segurança das autoridades no momento em que estavam votando matéria de tamanha relevância como é a PEC dos gastos.  

Themístocles Filho lembrou que durante a tentativa de invasão do gabinete da presidência, deputados e autoridades ficaram assustados, temendo pela própria segurança.

Agressão

A deputada Flora Izabel relatou os momentos de terror vividos por todos. “Ficamos sitiados dentro de uma sala. Eu estava morrendo de medo”. Flora chegou ao plenário reclamando ter sido agredida na saída do gabinete do presidente por uma militante de partido político infiltrado na manifestação. “Ela bateu nas minhas costas”.

Um cinegrafista da TV Assembleia testemunhou  quando um manifestante cuspir em um policial militar que tentava impedir a invasão do gabinete da presidência.

Porta quebrada, vidros estilhaçadosPorta quebrada, vidros estilhaçadosFoto: Paulo Pincel

Bope faz a segurança do gabinete do presidente da AlepiBope faz a segurança do gabinete do presidente da AlepiFoto: Paulo Pincel

 Tentativa de invasão do gabinteTentativa de invasão do gabinte

Deputados agredidos na entrada do gabinete do presidente da AlepiDeputados agredidos na entrada do gabinete do presidente da Alepi

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: