Política

Deputados debatem reforma política na Assembleia Legislativa

Marcelo Castro e Assis Carvalho debateram vários temas, como a lista fechada

Segunda - 03/04/2017 às 18:04



Foto: Paulo Pincel Deputado federal Marcelo Castro (PMDB)
Deputado federal Marcelo Castro (PMDB)

O Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa do Piauí, foi dedicado a debate sobre a reforma política em andamento no Congresso Nacional. Falaram os deputados federais Marcelo Castro, presidente do PMDB no Piauí, e Assis Carvalho (PT).

Marcelo Castro defendeu um sistema eleitoral de transição no Brasil em 2018 com a implantação de uma lista “pré-ordenada” de candidatos a ser apresentada pelos partidos. Marcelo Castro propôs  o sistema eleitoral misto a partir do pleito de 2026.

“O sistema eleitoral existente no Brasil promove a fragmentação partidária, por isso temos um Congresso com 35 partidos e outros 30 partidos estão tentando se regularizar junto à Justiça Eleitoral”, ressaltou Marcelo Castro.

Plenário da Assembleia Legislativa
Plenário da Assembleia Legisltiva

Segundo ele, 60% dos países do mundo adotam o sistema distrital misto em que os eleitores escolhem metade dos parlamentares através de eleições nos distritos em que são divididos os estados e a outra metade através do voto proporcional.

O deputado considera o sistema eleitoral brasileiro “uma bagunça”, onde o eleitor “vota em João e elege Pedro”, citando as eleições de deputado federal de 2014 no Piauí. O eleitor votou para eleger o comunista Osmar Júnior (PCdoB) e elegeu  Heráclito Fortes (PSB).
Marcelo Castro debate com deputados sobre a reforma política
Deputado federal Marcelo Castro na tribuna da Assembleia

“Dizem que a lista (fechada) servirá para beneficiar os políticos envolvidos na Lava-Jato, mas isto não tem sentido, porque nenhum partido vai colocar candidato ficha suja para disputar a eleição”, acrescentou.

Além dos deputados estaduais, estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), senador Elmano Ferrer (PMDB), deputado federal Rodrigo Martins (PSB), os vereadores Luiz Lobão(PMDB) e Edilberto Borges, o “Dudu” (PT), além do secretário estadual de Meio Ambiente, deputado estadual Ziza Carvalho(PDT).

Mesa de honra na Assembleia Legislativa
Mesa de honra na Assembleia Legislativa

 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: