Política

Deputados de oposição tentam reunir dez assinaturas para CPI

Objetivo é apurar uso da máquina em benefícios de candidaturas

Quarta - 10/08/2016 às 19:08



O deputado Robert Rios Magalhães (PDT) está juntando assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar  o uso da máquina pública das prefeituras e do Governo do Estado em benefícios de candidaturas a prefeito no interior do Piauí. O deputado propôs a formação de uma frente parlamentar em defesa da democracia e contra a corrupção eleitoral. 

Rios usou a tribuna da Assembleia Legislativa (Alepi), nesta quarta-feira (10), para se defender das críticas e acusações do Partido dos Trabalhadores, que o chamou de "preguiçoso" e "parasita". O parlamentar lembrou um pouco da sua trajetória de vida,  de trabalho, desde as primeiras aprovações em concursos públicos, onde concorreu com milhares de candidatos e ficou entre os primeiros colocados. Ressaltou seu trabalho na Polícia Federal e  até os dias de hoje, como parlamentar. 

Rios disse também que está preparando um documento para pedir assinatura dos deputados, para que seja realizada uma CPI, nas obras que estão sendo feitas durante o período eleitoral, que segundo ele, são obras tidas como fonte de corrupção.O parlamentar disse que para que o documento seja aprovado ele precisa da assinatura de oito parlamentares e que CPI não é contra ninguém, e sim para barrar, apurar e evitar a corrupção eleitoral.

“Já me chamam de parasita, mas não podem me chamar de covarde, de medroso e dizer que não quero investigar o governador. Eu quero investigar o governador. Preciso agora, só de oito assinaturas e a partir de amanhã vou começar a colher as assinaturas e todo dia vou dizer quem assinou quem não assinou”.

O parlamentar citou alguns municípios onde obras de asfaltamento estão sendo feitas e, muitas delas até sem que o prefeito tome conhecimento. Ele comentou que o PT está com 35% a menos de candidatos no Brasil e no Piauí, o número de candidatos aumentou, consideravelmente, o que leva a crer que está havendo uma banalização em relação a corrupção.

“É preciso agir, fazer uma frente, mesmo que seja provisória, de combate a corrupção em todo o Estado e devemos pedir providências ao Ministério público, para esse combate". Robert Rios falou ainda sobre a situação de abandono das rodovias (PIs) e das verbas destinadas, em ano de eleição para melhorar essas rodovias, mas que não passam de roços, feitos nas margens das estradas, sendo que o problema persiste nos anos seguintes, após as eleições.

O deputado lembrou ainda do empréstimo feito pelo Governo do Estado, de um bilhão de reais, que possivelmente, tenha como destino, a corrupção no interior do Estado. Disse também que os petistas se aproveitaram de uma fala sua, em que criticou o jornalista Amadeu Campos, candidato a Prefeitura de Teresina, pelo fato de o jornalista está coligado com o PT, mas ressaltou que em nenhum momento fez críticas pessoais ao candidato. E fez ainda outras duras críticas ao PT, que segundo ele, foi, de modo geral, uma gestão gestada pela corrupção.

Apartes

O deputado Edson Ferreira (PSD) pediu um parte, para se solidarizar com o deputado Robert Rios e fez questão de dizer que o deputado Robert sempre que sobe a tribuna é para falar sobre fatos que são verdades. Edson disse que já alertou para essas questões eleitorais e que já buscou na lei, sobre o que compete ao trabalho da Secretaria da Defesa Civil e em nenhuma lei fala da competência da Secretaria, em relação a competência na realização de obras de praças públicas. O parlamentar acrescentou que o deputado Robert Rios já pode contar com sua assinatura no documento da CPI. 

Juliana Moraes (PMDB) críticou a realidade pela qual passa a cidade de Parnaíba, no litoral piauiense. Segundo ela, a própria população é quem ETA tomando providências, e citou o caso em que uma pessoa foi presa e pela falta da viatura local, a população teve que amarrar o ladrão. “A viatura de Parnaíba foi deslocada para José de Freitas  e tem apenas a letra A, do  nome da cidade de Parnaíba, no veículo. Acho que deve ser A de “abestado”, disse a deputada.

João Mádison (PMDB) está preocupado sobre a maneira como os recursos estão sendo distribuídos no interior do Estado. De acordo com o deputado, muitas obras que estão sendo prometidas para os municípios não serão construídas, porque não vai dá tempo, no prazo que estão prometendo. Ele elogiou a fala do deputado Robert Rios e discordou das críticas feitas ao parlamentar em relação ao candidato Amadeu campos. “Vossa Excelência é de grande importância para esta Casa”, concluiu João Madison. 

Rubem Martins (PSB) concordo com as colocações dos deputados. "Quero dizer que tudo o que Vossa Excelência disse é verdade. Existem locais onde as placas relacionadas as obras não dizem sequer, o valor e nem a data de início e entrega da obra”, disse o deputado.

O deputado Wilson Brandão (PSB) disse que em Pedro II não é diferente. Ele questionou qual o parlamentar que não quer obras para seu município, mas ressaltou que é preciso ter cuidados com certas obras. Lembrou que em Pedro II existem, por exemplo, duas ordens de serviços para obras no estádio de futebol, sendo uma delas do Governo Federal e a outra do Governo Estadual. Ele disse que é preciso que a Controladoria Geral da União (CGU) tem que ter um olhar diferente, para orçamento dessas obras, principalmente no interior do Estado, no período eleitoral.

Fonte: Lindalva Miranda/Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: