Política

Deputado prestigia inauguração da Delegacia do Meio Ambiente

Quinta, 10/08/2017 às 19:08



Foto: Assessoria Deputados na inauguração da delegacia
Deputados na inauguração da delegacia

O deputado estadual Henrique Rebêlo (PT), participou na manhã desta quinta-feira (10), a convite do governador Wellington Dias e dos secretários de Estado da Segurança, Fábio Abreu,  e Meio Ambiente, Ziza Carvalho, da inauguração da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e da reforma do Centro de Educação Ambiental, na margem do rio Poti, ao lado da Potycabana, na zona Leste de Teresina.

O evento contou também com a presença da deputada federal e secretaria de Educação, Rejane Dias , e demais autoridades do Estado. O secretário Fábio Abreu destacou que a delegacia vai cumprir um importante papel na segurança pública do estado. “Essa unidade tem a função principal de preencher essa lacuna que existia com relação à questão do meio ambiente. Nós temos outras unidades especializadas, como é o caso do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, mas que não tinha o complemento das ações deste batalhão, no que se refere à polícia e judiciário, daí a importância dessa delegacia ser instalada para agir, integrada com essas unidades”, explicou o gestor.

As unidades policiais militares e os órgãos de defesa do meio ambiente, em todos os âmbitos da Administração Pública, deverão encontrar na delegacia uma forma integrada de atuação. A partir de agora, órgãos, como a  Polícia Rodoviária Federal (PRF), terão o apoio da Delegacia Ambiental na resolução de crimes contra ao meio ambiente ocorridos ou identificados no estado.

“Até então, o estado do Piauí não possuía uma delegacia especializada em combate a crimes ambientais e isso é muito importante, a partir de agora, termos uma delegada e uma equipe técnica preparada para combater esse tipo de crime. Sabemos que o Piauí é uma rota importante de tráfico de animais silvestres, de transporte irregular de madeiras e de desmatamento ilegal”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

Capacitação

Para a especialização dos policiais destacados para a Delegacia Ambiental, o Governo do Estado possibilitou o intercâmbio com polícias de outros estados como Pará e Mato Grosso para promover a qualificação antes da instalação da unidade.

Pró-Cerrado

Na solenidade de inauguração da delegacia, o governador entregou veículos do Pró-Cerrado, Programa de Combate ao Desmatamento e Queimadas na Região do Cerrado Brasileiro, bioma encontrado no Sul do Piauí. “Esse programa tem recursos do Banco Mundial em que se trabalha no combate ao desmatamento e à prevenção a queimadas na região que mais expande a fronteira agrícola no Piauí”, explicou Ziza Carvalho.

Entre os municípios piauienses que foram contemplados com ações do programa de preservação do Cerrado estão Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Palmeira do Piauí, Currais e Santa Filomena. Eles serão beneficiados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) pela Semar e com o treinamento de brigadistas que contarão com estrutura de equipamentos de proteção individual, veículos - como caminhonetes e motos - e outros itens de combate e prevenção de queimadas e de desmatamento ilegal.

                 

Fonte: Assessoria/CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: