Política

Deputado Limma destaca potencialidades do Vale do Itaim

Em São Francisco de Assis, o deputado Limma e o secretário Hebert Buenos Aires participaram de uma Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Segunda, 13/05/2019 às 12:05



Foto: Ascom Visitas ao território
Visitas ao território

O deputado Francisco Limma (PT) realizou intensa agenda nos municípios de Betânia do Piauí, Queimada Nova e São Francisco de Assis, no final de semana.

Na sexta-feira e no sábado (11), ao lado do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) participou de eventos nos dois municípios, além de acompanhar tratativas sobre a regularização fundiária com produtores de mel e sobre a implementação de frigoríficos de abates na região, com produtores de ovinos e caprinos.

A visita iniciou no município de Betânia do Piauí, onde participaram da abertura da VII Capritânia, um dos maiores eventos de ovinos e caprinos do Estado, com exposição de mais de dois mil animais, de acordo com o deputado Limma, que destacou a atuação do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), trabalhando a organização de criadores e o apoio na implantação de um frigorífico para abate de caprinos e ovinos na região, que comercializa cerca de 5 mil animais semanalmente.

Na exposição, organizada pela Associação de Criadores e Criadoras de Caprinos e Ovinos de Betânia (Ascobetânia) e Prefeitura de Betânia, foi anunciada a liberação oficial para conclusão de obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) e aquisição de ambulância.

 "Uma grande feira no território do Vale do Itaim. No evento, também testemunhamos o anúncio da autorização de R$ 225 mil para o início da obra de conclusão da UBS, recursos liberados pelo governador Wellington Dias e pela vice-governadora, Regina Sousa. O secretário Hebert Buenos Aires foi o representante do Governo para assinatura da ordem de serviço e eu assinei como testemunha. Também houve a aquisição de uma ambulância, resultado de emenda do senador Ciro Nogueira", destaca o parlamentar.

Ainda durante o evento, Limma afirmou que, nos próximos 15 dias, também deverá ser assinada ordem de serviço para recuperação da estrada que liga o município de Betânia a Paulistana.

A agenda continuou em Queimada Nova, no sábado (11), com objetivo de se reunir com vereadores, lideranças políticas e com as associações comunitárias e produtores de mel na região.

"Tratamos sobre a regularização fundiária, pleiteada pelas empresas de energia eólica, e os agricultores familiares, que defendem a manutenção dos seus apiários. Além disso, visitamos a obra de implementação do frigorífico da Associação Caprinova, que está se preparando para realizar abates de 100 animais por dia, em Queimada Nova. O projeto é parte da estratégia de fortalecimento da agricultura, da Cooperativa do Vale do Itaim", frisa.

Em São Francisco de Assis, o deputado Limma e o secretário Hebert Buenos Aires participaram de uma Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde falou sobre a Reforma da Previdência. Em seguida, o parlamentar ainda se reuniu com representantes do município para tratar das demandas locais de educação.

 "Visitamos, também, a Escola de Ensino Médio do município para tratar sobre a retomada do transporte escolar e a importância da Universidade Aberta do Piauí para o curso de Administração na região", finalizou o parlamentar.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: