Deputado Jesus Rodrigues questiona repasse desigual do milho subsidiad

PAA Milho Agricultores Campo Maior Raclamação


Jesus Rodrigues questiona repasse desigual do milho subsidiado

Jesus Rodrigues questiona repasse desigual do milho subsidiado Foto: Assessorias

A oferta de milho subsidiado aos agricultores atingidos pela seca foi uma medida paliativa adotada pelo governo federal diante do longo período de estiagem que atravessa o Nordeste. Contudo, conforme o deputado federal Jesus Rodrigues (PT), essa oferta não tem sido feita com igualdade entre os estados nordestinos.

Em busca de uma solução para o impasse, o deputado esteve reunido com o diretor de política agrícola e informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Intini, juntamente com o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, e o secretário de Relações Institucionais do município, Cezar Robério.

Durante a reunião, realizada na quarta-feira (19), na sede da Conab em Brasília, o deputado e o prefeito levaram a reclamação dos agricultores sobre o desabastecimento de milho no Piauí. Segundo Jesus Rodrigues, a quantidade enviada ao estado vem diminuindo a cada mês, “além disso, o Piauí tem recebido menos milho do que outros estados que enfrentam a mesma situação”, lamentou o parlamentar.

Chamado por teleconferência, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo de Araújo Melo, afirmou ao parlamentar que verificará a referida diferenciação e, caso seja confirmada, tomará as providências para garantir equidade. O diretor também assegurou que ocorrerá um novo leilão na próxima sexta-feira (21) para a compra de milho ensacado, o que garantirá o envio do grão para o Piauí nos próximos meses.

O deputado afirmou ainda que quer apenas que o estado receba milho suficiente para as necessidades dos agricultores. “Hoje os agricultores que vão aos postos recebem senhas para voltar em março. Eles não podem esperar todo esse tempo”, informou o parlamentar.

PAA

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, pediu esclarecimentos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para solucionar problemas como o escoamento do excedente da produção. “Por exemplo, nosso município é o maior produtor de melancia do estado do Piauí e no pico da safra o preço cai muito e o produtor acaba perdendo o seu lucro. O que podemos fazer?”, questionou.

O diretor da Conab, João Intini, pediu que o município cadastre o maior número de entidades para receber os produtos do programa e avisou que estas mesmas entidades têm até julho de 2014 para se adequar às novas exigências. “Temos como garantir a compra dos produtos que estão dentro do planejamento do programa e ao preço cotado no estado”, explicou o diretor.

Fonte: Ascom - Dep Jesus Rodrigues

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: