Política

Deputado criticam ação de Dr. Pessoa contra PEC dos procuradores

Themístocles Filho, Robert Rios e João Mádison discordaram do deputado do PSD

Quarta - 05/04/2017 às 20:04



Foto: Paulo Pincel Presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho
Presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho

Os deputados Themístocles Filho e Robert Rios reagiram à ameaça feita pelo deputado Dr. Pessoa, de ingressar com uma ação contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 02/2016, que trata da eleição do procurador-geral de Justiça do Estado.

Themístocles Filho argumentou que tem o respaldo de todos os procuradores do Estado de que a proposta é constitucional, além de que a PEC foi assinada por 18 parlamentares, o que atende ao requisito constitucional para aprovação.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, embora não estivesse sequer na ordem do dia, a PEC segue os trâmites legais, tendo sido aprovada em primeiro turno e ainda sem data para votação em segundo turno. Portanto, não poderia haver ação para contestar o que sequer foi aprovado.

O deputado Robert Rios (PDT) avaliou como cerceamento da atividade parlamentar  a ação de Dr. Pessoa, quando tentar colocar um poder para anular um ato que sequer foi votado e aprovado por outro poder.

Dr. Pessoa (PSD) argumentou ter sido procurado por promotores públicos que consideram a PEC inconstitucional, mesmo pensamento da sua assessoria jurídica, que o orientou a ingressar com a ação na Justiça. E que o objetivo do recursos é de ampliar as oportunidades para que outras carreiras possam participar da eleição e procurador-geral e não apenas procuradores, como propõe a PEC.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: