Geral

Deputado cobrava propina para Renan

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou em depoimento de delação p

Terça - 14/07/2015 às 14:07



Foto: Ed Ferreira / Estadão Conteúdo Renan Calheiros
Renan Calheiros
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou em depoimento de delação premiada desta segunda-feira (14) que o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) era emissário do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que, por sua vez, dava sustentação política a Costa para que continuasse na diretoria da estatal. Segundo o delator, Gomes participou de reuniões com empreiteiros para negociar propinas provenientes de contratos com a Petrobras.

O ex-diretor contou que Renan não tratava diretamente com as empreiteiras os valores dos pagamentos. Segundo o delator, ele enviava o deputado para os encontros. “O senador Renan Calheiros nunca participou de nenhuma reunião com empreiteiros. O Aníbal Gomes, sim”, afirmou.

\"\"O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) (Foto: Reprodução)
Renan nega

Renan negou qualquer relação com o ex-diretor. Segundo ele, suas relações com todas as empresas públicas e seus diretores nunca ultrapassaram os limites institucionais. Ele ainda disse que “jamais autorizou o deputado Aníbal Gomes ou qualquer outra pessoa a falar em seu nome.”

“Digno de registro também é a contradição, já que nos depoimentos anteriores o delator sempre negou ter tratado de projetos e valores com o Senador Renan Calheiros”, disse por meio de nota.

Atualmente, Renan responde a três inquéritos no STF relacionados à Operação Lava Jato. Em dois deles é investigado junto de Aníbal Gomes por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. 

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: