Política Nacional

Exército expulsa tenente que matou a namorada

Quinta - 03/08/2017 às 16:08



Foto: Reprodução Ex-tenente  do Exército José Ricardo da Silva Neto
Ex-tenente do Exército José Ricardo da Silva Neto

Não pertence mais aos quadros do Exército Brasileiro o tenente José Ricardo da Silva Neto, 22 anos, acusado de executar a estudante Iarla Lima Barbosa, 25 anos. O Comando da 10º Região Militar negou a prorrogação do serviço militar do tenente, iniciado em agosto de 2014.

Com a perda da patente, Ricaro passa a ser civil e, como um cidadão comum, vai ser transferido do Quartel do 2º BEC para a Casa de Custódia e de lá para uma das penitenciárias do Estado, como quer o promotor de Justiça, Ubiraci Rocha, que ingressou com uma representação na 1º Vara do Tribunal do Júri exigindo a transferência imediata do preso, denunciado por feminicídio.

Segundo o promotor, o crime foi cometido por menosprezo ou discriminação à condição de mulher, com  “expressa manifestação de poder do acusado sobre a vítima, uma vez que estes mantinham uma relação amorosa (namorados), há apenas sete dias”.  

José Ricardo vai responder pelos crimes de homicídio qualificado com agravante do feminicídio e tentativa de homicídio qualificado por feminicídio contra  a irmã de Iarla, Ilana Lima Barbosa, e uma amiga, Josiane Mesquita da Silva, também baleadas pelo ex-oficial, que vai a júri popular em Teresina. 

Iarla Lima Barbosa
Iarla Lima Barbosa foi morta a tiros de pistsola pelo tenente

Entenda o caso
 

José Ricardo da Silva Neto, de 22 anos,  é acusado de assassinar com vários tiros de pistola no rosto a namorada Iarla Lima Barbosa no interior de um veículo onde também estavam a irmã, Ilana, e a amiga, Josiane, também baleadas. O crime aconteceu por volta da 1h de uma segunda-feira (19/6), depois de uma discussão do casal na saída de um bar – o Bendito Boteco - na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina.

A vítima foi executada no banco da frente do veículo do tenente. A irmã foi atingida no braço e no tórax. A amiga levou um tiro de raspão na cabeça. Feridas, as amigas retornaram ao bar onde pedira ajuda. As duas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

Já o acusado de assassinato, que é oficial do 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC), foi preso em flagrante pouco tempo depois, no apartamento onde mora, no bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina. O tenente disparou contra a própria coxa. Ele foi levado para o Hospital Prontomed, onde passou por cirurgia e deve ficar internado por cinco dias, sob vigilância policial. O corpo da namorada está no carro do oficial, deixado no estacionamento do condomínio. A PM isolou o local e aguarda a perícia e o IML para a remoção do cadáver.

O coronel Alessandro da Silva, comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Construção, lamentou o ocorrido em nota divulgada no começo da manhã de hoje. “Nos solidarizamos com as vítimas e seus familiares, desde o ocorrido temos buscado contato para prestar todo o apoio que se fizer necessário. Informamos, ainda, que o 2º BEC está apurando o caso e que tomará as medidas administrativas e disciplinares pertinentes à ocorrência”. 

 

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: