Saúde

Teresina reduz casos de dengue em 2017

Em 2017, Teresina registrou uma redução de mais de 400 casos em relação à 2016

Quinta - 04/01/2018 às 15:01



Foto: Tua Saúde Mosquito da Dengue
Mosquito da Dengue

No ano de 2017, Teresina não notificou nenhuma morte por dengue. Foram 2717 casos da doença notificados no último ano, o que representa uma diminuição em mais de 400 casos em relação a 2016, que notificou 3131 ocorrências e um óbito.

Segundo a gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Oriana Bezerra, a redução gradual tem acontecido graças à intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores não só da dengue, como da zika e chikungunya. “Temos observado que, após o início da Faxina nos Bairros, em dezembro de 2015, houve uma redução nas notificações”, destaca a gerente.

A Faxina nos Bairros é uma atividade de limpeza e educação em saúde realizada semanalmente em diferentes pontos da cidade, feita em parceria entre a FMS e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Todos os sábados, as equipes recolhem o lixo das residências que não são recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral. Desta forma, evita-se que este material possa se tornar foco para proliferação dos mosquitos.

Em sua 81ª edição, a operação recolheu 3.213,05 toneladas de lixo da cidade no último ano, em 52 bairros visitados. Já em 2016, 85 bairros receberam a faxina, que recolheu 4.728 toneladas de lixo. A atividade volta no próximo dia 13 de janeiro, e seguirá pelo ano de 2018. “Trata-se de um trabalho que alia limpeza e educação, pois enquanto o lixo é recolhido, os agentes de endemias orientam a população sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes”, conta Oriana Bezerra.

Além da faxina, são realizados regularmente trabalhos educativos em comunidades, escolas, empresas e entidades diversas, onde são dadas orientações e distribuído material educativo.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: