Brasil

Delegados da PF ameaçam greve e os Agentes alertam que manterão o órgã

PF confronto delegados agentes poder

Sábado - 16/05/2015 às 15:05



 A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), através de edital, convoca seus associados para participarem, no dia 28 de maio, da Assembleia Geral Extraordinária que deliberará sobre a as medidas tomadas no caso de não atendimento pelo governo da pauta de reivindicações da classe.

Entre elas, serão discutidas a possibilidade da entrega das chefias por parte dos Delegados Federais nas diversas unidades da PF nos estados e a paralisação de 24 horas no mês de junho, conforme data a ser previamente comunicada pela Executiva nacional.

Imediatamente a Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, que representa Agentes, Escrivães e Papiloscopistas da instituição, em resposta emitiu Nota de Esclarecimento, informando que diante da ameaça de greve dos ocupantes do cargo de Delegado da Polícia Federal comunicada por intermédio de sua entidade associativa, vem a público informar que todos os serviços e atividades do órgão serão devidamente mantidos e a sociedade não sofrerá qualquer tipo de prejuízo. Alertou ainda que eventuais mandados expedidos pelo Poder Judiciário serão devidamente comunicados ao MPF e seus possíveis cumprimentos serão realizados pelos Agentes Federais, além da manutenção de serviços relacionados a passaportes, segurança privada, controle de produtos químicos, registro e porte de armas, dentre outros.

No último dia 06, Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, protestaram em todo o país contra a autonomia funcional prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412. Para eles, a PEC 412 dá uma autonomia funcional de extremo poder a um único cargo, que é o delegado de polícia. Alegam que sendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412 aprovada, os delegados poderão criar e extinguir cargos dentro da Polícia Federal, escolher o que vai ser investigado.

Por sua vez, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos nega que a proposta tenha como objetivo beneficiar uma determinada categoria dentro da Polícia Federal. Para ele, a PEC 412 é uma discussão institucional que atende à Polícia Federal.

"Não podemos acreditar que os agentes entendam que a Polícia Federal está em boas condições. Ao dizer que não precisamos de autonomia orçamentária, os agentes estão dizendo que estamos em um país das maravilhas. Temos que ter maturidade para separar o que é a briga pela instituição e as divergências entre delegados e agentes"( http://agenciabrasil.ebc.com.br/).

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: